Saúde

Nova e alarmante subida: risco de transmissão por Covid-19 vai aumentar

É o que diz Carlos Antunes, que tem feito parte do grupo de peritos que tem aconselhado o governo.
Atenção.

Após dois meses com o Risco de transmissão (Rt) abaixo de um, estamos a poucos dias de alcançar novamente este número. Segundo os cálculos matemáticos da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, será a 25 de março que o Rt vai chegar a 1.

Diz a “TSF” que,  desde o final de janeiro que o Rt está abaixo de 1. Ou seja, cada infetado está a contagiar, em média, menos de 1 pessoa há quase dois meses. Desde então, também se têm registado cada vez menos casos da doença em Portugal.

A partir da segunda semana de fevereiro, em que o Rt estava nos 0,61, tem aumentado de forma contínua. Na última segunda-feira, apontava para os 0.89.

À “TSF”, Carlos Antunes, professor da Faculdade de Ciências que tem feito parte do grupo de peritos que tem aconselhado o governo, é um dado natural, mas que requer cuidado.

“Quando a incidência deixa de diminuir, o Rt tende naturalmente para 1 pela sua própria definição de número de reprodução em função dos casos existentes”, diz.

De acordo com o perito, o Rt não pode ultrapassar a fasquia de 1, sendo essencial testar cada vez mais.

Na reunião entre peritos e políticos no Infarmed, que está a decorrer na manhã desta terça-feira, 23 de março, até à data, apenas a Região Autónoma dos Açores está com um Rt superior a 1.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT