A Serra da Estrela, a montanha mais alta de Portugal continental, atrai visitantes durante todo o ano. Conhecida pela beleza natural das suas paisagens, no inverno, é um paraíso para os amantes de neve. Durante os meses mais quentes, os trilhos para caminhadas convidam a explorar a rica flora e fauna da região, incluindo as emblemáticas giestas e o lobo ibérico.
Os que desejam testar a sua resistência física e ficar a conhecer melhor a região, podem fazê-lo no desafio agendado para dia 28 de setembro. O percurso de 16 quilómetros arranca às dez horas, com partida junto ao muro da represa da Senhora do Desterro, em São Romão, no concelho de Seia.
A rota passa por locais pitorescos, como a praia fluvial Doutor Pedro e a área envolvente do Museu da Eletricidade. Depois, avança em direção às ruínas do Cabeço do Castro e, posteriormente, leva os participantes até aos Cornos do Diabo. A aldeia da Lapa dos Dinheiros será um dos pontos de paragem, onde se podem encontrar as características típicas da região das Beiras.
Ao aproximar-se do final, o grupo visitará novamente a praia fluvial e a Buraca da Moura, que inclui uma gruta no seu ambiente. Para concluir em grande estilo, haverá uma subida de regresso ao ponto de partida.
O trajeto será percorrido sob a orientação do guia Luís Fernandes, da GreenTrekker. Com uma duração estimada de 5 horas e 30 minutos, o ritmo será exigente, pelo que é aconselhável ter uma preparação física prévia. Devido ao terreno acidentado, recomenda-se o uso de vestuário e calçado adequados e confortáveis. É essencial levar água e alguns snacks.
As inscrições podem ser realizadas online e custam 15€ por participante. Os seguros de responsabilidade civil e de acidentes pessoais estão inclusos no valor. Para participar, é necessário ter 14 anos ou mais e formar um grupo mínimo de nove pessoas para que a atividade se realize.