Subscreva a nossa newsletter para receber as melhores sugestões de lifestyle todos os dias.

Saúde

Pfizer está a preparar uma vacina em pó contra a Covid-19

A vacina da Pfizer precisa de refrigeração a -32º.C. Esta versão liofilizada pode ser mantida à temperatura ambiente.
Os avanços continuam.

A 9 de novembro, a farmacêutica norte-americana Pfizer revelou uma eficácia superior a 90 por centro na sua vacina criada para combater a Covid-19, doença provocada pelo vírus SARS-CoV-2. Esta vacina tem, porém, uma condição que poderá ser um problema logístico para a sua administração: o fármaco precisa de ser conservado à temperatura de -32º.C para se manter eficaz.  No entanto, parece que a farmacêutica tem uma solução e já se encontra a trabalhar nela.

Segundo declarações do cientista-chefe da Pfizer Mikael Dolsten, à “Business Insider”, está a ser preparada uma versão em pó. Assim, a vacina na sua versão liofilizada pode ser mantida à temperatura ambiente.

Quando chega ao destino, é reconstituída com líquido para depois ser administrada. Esta versão deverá estar pronta em 2021. Já a primeira versão poderá estar pronta ainda este ano.

Por enquanto, apenas com a alternativa que requer temperaturas ultra-baixas, a farmacêutica criou um superfrigorífico onde monitoriza os dados. A grande preocupação é o seu transporte.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT