Ginásios e outdoor

Pilates ou dança? No novo estúdio de Lisboa pode praticar ambas (quase) em simultâneo

O West Side Studio foi pensado por duas francesas e apresenta um conceito inédito em Portugal, numa ode à "magia" da capital.
O estúdio é uma homenagem a Lisboa.

“Treinar não tem de ser um fardo.” Este é o lema de duas francesas que não se conheciam, mas tinham muito em comum. Quando o destino as juntou, em Portugal, perceberam, que embora tivessem outros planos, poderiam criar algo realmente “diferenciador”. Após alguma ponderação, avançaram sem hesitar e o resultado está à vista — o West Side Pilates, foi inaugurado no passado dia 12 de setembro, em Lisboa.

Aurélie dançou durante 30 anos no ballet da Ópera de Paris, mas quando decidiu reformar-se escolheu a capital para começar a nova fase da sua vida. Isabella, também francesa, escolheu a mesma cidade para viver quando decidiu pôr um ponto final na carreira como relações públicas na Nike, em França. Embora o objetivo inicial de ambas fosse outro, perceberam que poderiam pegar nas suas experiências profissionais e trazer um novo conceito para Portugal.

“Apaixonámo-nos por Lisboa e decidimos mudar-nos com as nossas famílias. Tinha um objetivo claro: tornar-me instrutora de fitness e Pilates”, conta Isabella à NiT. No entanto, quando conheceu Aurélie perceberam que as coincidências que partilhavam não poderiam ser ignoradas. “Chegamos à conclusão que tínhamos sonhos muito parecidos.”

O amor pela dança de Aurélie, juntou-se à vontade de ensinar Pilates de Isabella e adiaram a reforma para criarem “um espaço onde poderíamos partilhar e transmitir as nossas paixões”. “Sentimos a necessidade de criar um estúdio onde a qualidade e profissionalismo dos nossos instrutores combinava com a sua alegria, generosidade e bem-estar e onde pudéssemos ensinar as modalidades que nos apaixonam, da melhor forma”, explica a antiga relações públicas.

As fundadoras.

Traçado o caminho a seguir, começou a busca pela localização certa. Tinha de ser um estúdio amplo e com espaço para as diferentes aulas das modalidades que queriam apresentar aos lisboetas. Mas não foi fácil. “Demorou algum tempo até encontrarmos o que queríamos”, referem.

“Procurávamos uma localização central e de fácil acesso onde pudéssemos estar perto de locais, turistas, escolas e vários parques de estacionamento. O fator-chave foi sempre encontrar um local onde quiséssemos passar os nossos dias, o que fez com que a luz natural fosse sempre muito importante.”

Mal entraram no antigo edifício entre o Marquês de Pombal e as Amoreiras perceberam “imediatamente” que era perfeito. “Tivemos muita sorte em encontrar este espaço. Tem 300 metros quadrados, muita luz natural e está numa área central, simpática e tranquila”, referem.

Ultrapassado o primeiro obstáculo, começaram a pensar no projeto do West Side Studio. “Queríamos homenagear Portugal, o mar, a graciosidade das ondas e a luz mágica de Lisboa. Existe algo único nesta cidade”, explicam. Mas não era só isso. Isabella e Aurélie tinham uma ambição maior: “fazer esquecer a ideia de que treinar é um fardo”. “Todos os detalhes foram cuidadosamente desenhados para abraçar o prazer, a auto-estima e o bem-estar.”

West Side Studio. Onde o Pilates e a dança se cruzam

Isabella descobriu o Pilates Reformer em Paris, após o nascimento do seu segundo filho e ficou “obcecada com o seu poder transformador”. Antes de se mudar para Lisboa, completou a formação e inspirada pelas aulas coletivas da modalidade que frequentou em Sydney e Byron Bay, na Austrália, planeou as sessões do estúdio. Com a ajuda do seu mentor de Paris, conseguiu criar um programa em que todos pudessem tirar partido dos benefícios da modalidade.

“Juntar o Pilates com fitness, num treino único, ajuda a esculpir o corpo, melhorar a postura e revitalizar a energia”, detalha.

O ballet foi a vida de Aurélie durante muitos anos e ambas acreditam que oferecer as diferentes modalidades no mesmo estúdio só poderia ser benéfico. “Os nossos alunos podem escolher o que preferem fazer naquele dia. O importante é mesmo movimentarem-se e fazerem algo que gostem.”

Juntar a dança e o Pilates no mesmo espaço já o diferenciava de outros estúdios, mas as francesas não queriam ficar por ali e trouxeram mais uma novidade — uma sauna de infravermelhos. “Tem vários benefícios. Dá um boost no metabolismo e acelera a recuperação, que complementam a prática tanto de Pilates como de dança.”

O West Side Studio disponibiliza aulas de Dynamic Athletic Collective Reformer, e também as Signature Classes que combinam “técnicas de Pilates com movimentos de fitness”. “Também temos opções como Mat Pilates, Dança, aulas de Barra, Bunda Sculpt, entre outros.” Para os entusiastas da dança, oferecem uma variedade de estilos, incluindo ballet, contemporânea ou jazz.

O processo de inscrição é feito online e basta escolher a(s) modalidade(s). “É o método mais fácil para os clientes e para nós”, apontam as fundadoras. Os preços começam nos 10€, mas podem facilmente chegar aos 645€. Tudo depende do quiser treinar e com que frequência.

O estúdio recebe todos os praticantes — com ou sem, experiência. O Pilates adapta-se a pessoas de todas as idades e com todas as condições físicas.

Carregue na galeria para descobrir o novo spot de treinos em Lisboa.

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    R. Artilharia 1 79B
    1250-040 Lisboa
  • HORÁRIO
  • Segunda a sexta das das 7h30 às 20h
  • Sábado das 9h30 às 13h

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT