Ginásios e outdoor

“Ronaldo não segue dietas estranhas que estejam na moda”, diz nutricionista do Al-Nassr

Todos querem aprender com o português de 38 anos. “O impacto de Ronaldo nos hábitos dos colegas é gigante.”
Os colegas vêem-no como um exemplo.

Cristiano Ronaldo mudou-se para a Arábia Saudita em dezembro de 2022 para jogar pelo Al-Nassr. Depois de uma década a vestir a camisola de clubes europeus, o português mudou-se para o Médio Oriente. No entanto, existem coisas que nunca mudam: a sua dedicação aos treinos e o cuidado com a alimentação. Os seus hábitos rigorosos já inspiraram os restantes colegas de equipa que apresentam agora, segundo o profissional que os acompanha, com uma condição física muito superior.

José Blesa é nutricionista desportivo e trabalha no Al-Nassr desde agosto de 2022 e está rendido ao profissionalismo e dedicação de Ronaldo. Em entrevista ao jornal espanhol “Ideal” afirmou que o português “é o melhor futebolista da história ou um dos dois melhores” e que não encontrou ninguém mais profissional do que ele. O especialista em nutrição revelou também que a chave para o sucesso dos jogadores é a alimentação e o descanso. Recomendações que garante que Ronaldo leva muito a sério.

“Encontramo-nos para conversar sobre a alimentação dele, qual é a importância que ele dá ao que come e, também, ao descanso”, revela. Blesa defende que a rotina de um jogador profissional deve ser composta por refeições feitas à base de alimentos naturais, evitando os processados. Os açúcares, os refrigerantes e o álcool também são para evitar.

O nutricionista revela ainda que o craque português utiliza um anel e uma pulseira pensadas para medir o nível de descanso. Estes dispositivos contabilizam o número de horas que dorme e a qualidade do sono. E não se fica por aqui: “É o primeiro a chegar ao treino e o último a sair. Lidar com ele é maravilhoso”, disse ao mesmo meio.

O Cristiano Ronaldo tem uma educação nutricional muito boa e come uma grande variedade de alimentos para ter energia para cada jogo e treino, e não segue dietas estranhas que estejam na moda”, afirmou José Blesa.

O fenómeno Ronaldo

Estes hábitos não passaram despercebidos não só ao especialista em nutrição como aos restantes colegas. “Desde que Ronaldo chegou que todos os jogadores treinam com mais intensidade e seguem uma dieta mais rigorosa. Ele cria um género de escola à sua volta, com muitos alunos com sede de aprender. Nunca vi um clube como este em que os atletas melhoram praticamente 90 por cento da sua composição corporal de cada vez que os vejo: têm menos gordura, mais músculo e fazem todos os exercícios facilmente”.

Isto não é propriamente novidade. Qualquer que seja a equipa que vá representar, o veredicto é sempre o mesmo: todos os jogadores querem seguir as pisadas de Ronaldo.

Quando voltou para o Manchester pela segunda vez, em 2021, depois das primeiras refeições partilhadas os colegas de equipa do português deixaram de pedir sobremesa, como era hábito. “A dado momento, quando todos tínhamos crumble de maçã no prato, alguém pergunta discretamente o que é que o Ronaldo estava a comer e rapidamente fomos trocar as nossas opções”, revelou ao talkSPORT o guarda-redes Lee Grant.

Também o jogador da Seleção Nacional portuguesa José Fonte, citado pelo mesmo jornal, mostrou-se inspirado pelo exemplo do capitão: “Ronaldo envergonha-nos sempre com os cuidados que tem com a alimentação”.

O regime alimentar restrito

Muitos acreditam que Ronaldo se tornou um dos melhores jogadores do mundo graças a uma fórmula secreta. Porém, os resultados que tem alcançado ao longo da carreia, como já explicou várias vezes, são fruto de muito trabalho, exigência, consistência e dedicação.

“Um bom treino deve ser combinado com uma boa alimentação”, afirma muitas vezes o jogador nas legendas das suas publicações. E segue o lema à risca. Ronaldo mantém uma dieta rica em proteínas, com muitos hidratos de carbono integrais, frutas e vegetais, e evita alimentos açucarados.

O futebolista ingere uma quantidade importante de proteína. Gosta sobretudo de peixe e marisco, carnes magras e bifes de vaca. No entanto, o seu prato favorito é bacalhau à Brás. Ao pequeno-almoço, Cristiano come queijo, presunto e iogurte desnatado ao qual junta muitas frutas. E, como acontece com muitos portugueses, a primeira refeição do dia só fica completa com torradas. Porém, troca a manteiga por abacate, uma gordura mais saudável.

A hidratação também é essencial na rotina de Cristiano Ronaldo, e evita o álcool e os refrigerantes. Aliás, a sua opinião sobre este tipo de bebidas é bem conhecida. No Euro 2021, durante uma conferência de imprensa da Seleção Nacional retirou de forma brusca a garrafa de Coca-Cola que estava na mesa onde se sentou, aconselhando todos os que assistiam a “beberem água”.

Leia também este artigo da NiT sobre a pormenorizada rotina de treino do craque português.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT