O saco de boxe inteligente da portuguesa Bhout foi considerado uma das 200 melhores inovações do ano pela revista “Time”. O produto em questão, criado e fabricado em Portugal, combina sensores com visão computacional e inteligência artificial e entrou na lista na categoria de Fitness.
“É oficial que somos uma das empresas mais inovadoras de 2023, e em nome de toda a equipa agradecemos esta distinção e a oportunidade de levar Portugal mais além”, afirma Mauro Frota, diretor da marca, sobre o reconhecimento.
O conceito, que alinha as artes marciais com a tecnologia, foi criado após o empreendedor inaugurar o Bhout, o primeiro ginásio em Portugal especializado em fitboxing. O profissional de fitness decidiu criar os seus próprios sacos de boxe tecnológicos. Os Bhout unem o fitness ao gaming graças à tecnologia 3D.
Funcionalmente, permite uma rotação de 180 graus, para realizar todos os treinos de força e complementar com cardio. “Os sensores calculam a força e localização de cada golpe e transmitem para essa informação com precisão”, explica Mauro Frota. Inspirado nos videojogos, o saco tem um sistema de nudging integrado. Ou seja, tem um programa com cores e músicas direcionadas para cada tipo de treino, com vários graus de intensidade, que pretendem motivar os atletas.
O saco também vem acompanhado por uma aplicação para smartphone, através da qual é possível aceder a treinos pré-programados ou desenhar os próprios treinos do zero — consoante as necessidades individuais. “Competir em modo live e superar resultados de outros jogadores é mais uma das funções que os utilizadores do Bhout vão ter disponíveis”, explicam.
O aparelho custa dois mil euros e pode ser adquirido através do site da marca.