Saúde

Aprenda a sair da cama e acabe com as dores de costas

Devemos adotar formas especificas de nos movermos para prevenir lesões na zona lombar. A NiT falou com o fisioterapeuta Ricardo Cotrim, que explica quais é que são os cinco erros mais comuns.

Dores de costas. Uma das sensações de desconforto mais recorrentes, sobretudo quando atingem a zona lombar. Não lhes damos grande importância, deixamos curar naturalmente e atribuímos a causa um ‘mau jeito’ que demos durante a noite.

Ricardo Cotrim, fisioterapeuta no Holmes Place de Alvalade, revela à NiT que situações banais do quotidiano são mais susceptíveis de criar lesões na lombar. São atos simples, que todos os dias repetimos, mas que podem criar situações bem mais graves e dolorosas do que um simples mau jeito.

O especialista começa por explicar que as causas para as dores na lombar são muito diversas: desde as hérnias discais, “até quadros mais gravosos denominados protusões e prolapsos”. O especialista explica que todos estes problemas representam “roturas graves nos discos intervertebrais.”

As dores na zona lombar podem também ter origem em “lesões musculares na musculatura que acompanha a coluna, ou em lesões nos ligamentos entre vértebras que podem ser fonte de dor frequentemente.”

Seja qual for a origem da dor na região lombar, há determinados hábitos, posturas e formas de mover o corpo que devemos adoptar no dia a dia para evitar as dores: eles devem estar tanto na forma como saímos da cama, como na maneira como carregamos os sacos das compras.

Para os conhecer, carregue na imagem.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm
Novos talentos

AGENDA NiT