Saúde

5 truques infalíveis para nunca mais adormecer a ver filmes no sofá

Para muitos é considerado o melhor soporífero do mundo: grátis e eficaz. Porém, também gera muitas discussões.
Parece automático.

Quantas vezes já se instalou no sofá, preparado para ver um filme até ao fim, e cinco minutos adormeceu? Todos já passamos por isto e prometemos sempre que não voltaria a acontecer. Até à próxima vez, claro.

Pode até culpar a história aborrecida ou o cansaço naquele dia, mas, a verdade, é que a partir do momento em que se torna um hábito é muito difícil de erradicar. Parece que o corpo entra numa espécie de “modo piloto automático” logo depois do filme (ou série) começar.

E, muitas vezes, “aterrar no sofá” dá origem a eternas discussões entre quem nunca adormece a ver televisão e quem não o consegue evitar. Contudo, este hábito pode ser apenas sinal que anda a dormir pouco. Um adulto deve dormir entre sete a nove horas, por noite. Porém, devido ao excesso de trabalho, ao stress, e à vida ativa que levámos, as 24 horas parecem não chegar para tudo. Resultado: começamos a reduzir o tempo de repouso. E há outros fatores que podem agravar a situação.

“Existem vários aspetos que podem fazer com que adormecer com mais facilidade no sofá, enquanto vemos televisão”, diz à NiT Vânia Caldeira, especialista do sono. “Beber álcool, fazer uma refeição mais pesada ou tomar alguma medicação que cause sonolência”, são dos outros possíveis culpados.

No entanto, se até dorme as horas recomendadas e ainda assim não consegue evitar que os olhos fechem durante o filme (mesmo que este não seja péssimo), pode ser um sinal de alguma patologia. “A apneia é, provavelmente, uma das mais prevalentes. A pessoa acorda após uma paragem respiratória e desperta. O repouso noturno torna-se mais superficial e pode mesmo acordar várias vezes durante a noite.”

Outra das causas é a síndrome das pernas inquietas. Uma sensação desconfortável nas pernas, nos braços ou em ambos os membros, quando se está sentado ou deitado, e a que se associa uma vontade irresistível de os mover. “Esta condição tem muito impacto no sono. Muitas pessoas têm dificuldade em adormecer por causa desta síndrome, ou acabam mesmo por sofrer de despertares noturnos, para mexerem as pernas”, acrescenta Vânia Caldeira.

Quando estas hipóteses são descartadas, a sonolência, muito provavelmente, resulta de uma má higiene do sono. Neste caso, o primeiro passo para a evitar é começar a dormir mais (e melhor). O segundo é implementar os cinco truques aconselhados pela especialista para evitar adormecer no sofá.

A seguir, carregue na galeria para descobrir o que pode fazer para conseguir ver o próximo filme ou série até ao fim.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT