Saúde

7 espaços em Lisboa para quem quer combater (ativamente) os sinais de envelhecimento

Há várias clínicas e ginásios focados no bem-estar, porque o segredo está em combinar uma alimentação saudável com exercício.
Nem tudo se resume a tratamentos.

O dilema é real e muito antigo. Queremos viver até mais tarde, mas sem sinais visíveis do envelhecimento. É uma corrida desmedida e existem cada vez mais espaços que unem a tecnologia à funcionalidade para resultados surpreendentes — sem recorrer à cirurgia estética.

Os números falam por si. A procura por produtos e serviços de bem-estar aumentaram desde a pandemia, contribuindo para um mercado de bem-estar de 5,6 mil milhões de dólares, cerca de 5,2 mil milhões de euros segundo o Global Wellness Institute.

Por isso, não é de estranhar que existam cada vez mais clínicas e ginásios com serviços dedicados exclusivamente ao rejuvenescimento. No entanto, nunca é demais lembrar que a fórmula comprovada para envelhecer de forma saudável e com energia requer uma dieta equilibrada, praticar exercício físico, não fumar e manter bons níveis de hidratação diária. Com isto em mente, há cada vez mais espaços em Lisboa com diferentes serviços pensados para combater o envelhecimento.

A Ousia Clinic, por exemplo, aposta num inovador conceito de fitness em que cada aluno pode colmatar todas as necessidades num único sítio. “Acreditámos numa abordagem holística. Abrimos com a área de bem-estar e medicina estética, com tratamentos não ou minimamente invasivos, mas temos também a parte nutricional e do desporto”, explica a diretora Dionísia Ferreira.

Entre o leque dos serviços disponíveis, a diretora-geral destaca um em particular. “A câmara hiperbárica, que ainda não é muito usada em Portugal, tem vários benefícios. A cápsula é fechada e ficam lá 50 minutos, em que o corpo é oxigenado a 96 por cento. Com este oxigénio há uma renovação de todas as células. Os atletas de alta competição, por exemplo, usam isto para a recuperação muscular, visto que é muito mais rápido.”

As possibilidades não se ficam por aqui. Sendo esta uma clínica de estética, há muitas outras propostas. Caso esteja a precisar de relaxar, pode optar pelas massagens de relaxamento. No entanto, se o problema for as gorduras a mais, o exercício e o plano alimentar feito pela nutricionista podem ser complementados com alguns protocolos pensados para o efeito.

Algumas das opções na capital.

Os ginásios, que antes serviam apenas para treinar, também começam a oferecer um leque cada vez mais amplo de serviços deste segmento específico. No 5inco, no Parque das Nações, trabalham os “cinco pilares humanos” para um bem-estar geral.

“A componente física, do exercício, é tratada com os nossos profissionais que se dedicam não só à parte desportiva, como à parte da motricidade humana. A parte da nutrição é trabalhada com um nutricionista e endocrinologista. Já o pilar da bioquímica é tratada por um especialista do sono e endocrinologista. No estado emocional destacamos o próprio espaço pensado para que as pessoas se sintam bem quando cá estão. E por último, o espiritual é como nos relacionamos connosco mesmos, dentro da nossa cabeça. Nesse sentido, temos uma médica especialista em comportamento mental”, explica o diretor Daniel Silva à NiT.

O novo espaço de António Gaspar, em Carnaxide, reúne diferentes serviços, para distintos objetivos. Além das aulas de Pilates, treinos com personal trainers, tem ainda programas de reabilitação, fisioterapia e prevenção. No entanto, o grande destaque é a Innergy Room onde são feitas massagens terapêuticas e de relaxamento.

À NiT o fisioterapeuta destacou ainda o biocircuito, “composto por equipamentos adequados à prática de exercício para melhorar a performance física, tonificar o corpo, perder peso e manter a atividade física individual”. As novas máquinas recorrem à inteligência artificial para otimizarem as definições consoante os objetivos e o organismo de cada cliente.

Carregue na galeria para conhecer os melhores espaços em Lisboa com serviços que o podem ajudar a rejuvenescer.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT