Saúde

A caminhada para descobrir a beleza da Serra de Montejunto é só para corajosos

O percurso oganizado pela GreenTrekker estende-se por cerca de 20 quilómetros. Leva cerca de sete horas a percorrer.
O percurso é muito desnivelado.

No distrito de Lisboa não faltam espaços para fazer uma boa caminhada. Uma das principais zonas para quem adora a natureza é a Serra de Montejunto que, com 666 metros de altitude máxima, tem a maior elevação da região. Em dias de boa visibilidade consegue avistar as Berlengas, a Arrábida e a serra da Lousã, oferecendo assim algumas das melhores paisagens do próprio País.

A 5 de março, um sábado, os mais corajosos poderão descobrir melhor a Serra de Montejunto graças à uma nova caminhada organizada pela GreenTrekker. Mas atenção: o percurso é bastante difícil, não sendo indicado para quem não faz exercício físico regularmente. O esforço, contudo, será recompensado.

O ponto de encontro será pelas 10 horas na Quinta do Castro. Depois, seguirá em direção ao Carvalhal, onde vai encontrar a primeira grande subido ao longo de um vale que rasga a serra quase até ao topo. Depois disso descerá até um cascalheira, antes de subir novamente até chegar à Ermita de Nossa Senhora das Neves — foi edificada no início do século XIII pelos Frades Dominicanos.

Depois de uma curta paragem para poder conhecer melhor aquele património vai descer até ao Centro de Interpretação Ambiental de Montejunto, antes de caminhar até à Penha do Meio Dia, num trilho rodeado pela natureza. Para terminar, voltará ao ponto de encontro. No total, o percurso estende-se por 20 quilómetros e tem uma duração de sete horas.

“Destinado a quem tem bastante experiência em caminhar e uma excelente condição física. O percurso pode apresentar desníveis muito acentuados e dificuldades técnicas significativas”, avisa a GreenTrekker. Posto isto, apenas podem participar aqueles que tiverem pelo menos 16 anos.

As inscrições podem ser feitas online e custam 15€, independentemente da idade. É recomendado que leve uma garrafa de água de litro e meio, farnel, chapéu e uma indumentária apropriada às condições atmosféricas.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT