Saúde

A cirurgiã Joana Carvalho vai revelar os segredos para conseguir umas pernas de sonho

No podcast "Leg's Talk", a médica irá falar sobre os cuidados básicos que deve ter para se ver livre das varizes e derrames.
Joana Carvalho, a autora do podcast.

Os podcasts tomaram o mundo de assalto e, atualmente, são uma das formas mais procuradas de entretenimento e de informação. Não precisa de olhar para um ecrã para ficar a mais sobre os temas que lhe interessam, basta ouvir. Tal e qual como se ouve rádio. Ou seja, pode fazê-lo na viagem de carro ou transportes públicos para o trabalho ou quando realiza as tarefas do dia a dia lá por casa. E desde o início de dezembro há mais um para quem gosta de saúde.

Chama-se “Leg’s Talk” e foi criado pela cirurgiã vascular Joana Carvalho, no seguimento do seu livro “Pernas lindas”, para consciencializar para as doenças que afetam os membros inferiores. “Isto não é um assunto de nicho. Todos temos pernas e todos podemos acabar por sofrer com varizes e derrames, sejamos homens ou mulheres”, começa por contar à NiT. “É mais um canal para dar a conhecer as doenças e os cuidados básicos que devemos ter para garantir a saúde das mesmas”, acrescenta.

Os temas são escolhidos consoante as dúvidas que lhe chegam quer em consulta, quer através da sua página de Instagram, que conta com mais de 14 mil seguidores e onde mantém uma presença assídua. “É muito focado na saúde e na beleza das pernas, porque são duas coisas que andam sempre de mãos dadas.”.

A médica vai continuar a alertar para uma doença, sobre a qual se tem debruçado. “O podcast será mais um canal para continuar a sensibilizar para a existência do lipedema, uma patologia sub-diagnosticada que causa um défice na qualidade de vida quando não tratado”, revela a médica.

Lipedema: uma doença ignorada

Joana de Carvalho tem focado a sua comunicação sobre este tema. O lipedema “caracteriza-se por um acumulação desproporcional de gordura nas extremidades, mais frequentemente nos membros inferiores, podendo também atingir os membros superiores em cerca de 30 por cento dos casos, poupando sempre as mãos e pés”, indica no seu livro. Esta patologia é muito notória “em mulheres que conseguem emagrecer muito no tronco, mas nos membros inferiores não”.

Segundo a especialista em cirurgia vascular “é altamente negligenciado porque é facilmente considerada obesidade ou constituição familiar. Mas não. É uma doença, causa dor e muita frustração, mexe com a autoestima das mulheres e limita a sua qualidade de vida”, conta à NiT.

Existem tratamentos e podem ser não invasivos. “Existem várias medidas que podem ser adotadas para melhorar não só a parte estética, mas principalmente as queixas de dor e desconforto.” Baseiam-se sobretudo no exercício físico e numa alimentação equilibrada, preferindo alimentos não inflamatórios. Porém, a médica alerta que isto só é possível com dedicação e perseverança da paciente.

O podcast, que já está disponível no Spotify, YouTube, Apple Podcasts e no Deezer, terá o apoio de convidados da cirurgiã e pacientes que queiram partilhar os seus testemunhos. Neste momento, já pode ouvir quatro episódios — um deles dedicado ao lipedema. Os capítulos saem quinzenalmente e podem ter diferentes durações. “Podem ser de sete minutos ou 45. Depende sempre do tema”.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT