Saúde

“A situação passou de preocupante para alarmante. Agora, devemos evitar uma tragédia”

A Europa enfrenta uma segunda vaga da pandemia, garante o presidente do Conselho Europeu.
Há mais de 44 milhões de infetados em todo o mundo.

Esta quinta-feira, 29 de outubro, chefes de Estado e de governo da União Europeia vão reunir-se por videoconferência para discutir uma resposta coordenada para combater a segunda vaga da pandemia de Covid-19 na Europa.

No dia anterior, Charles Michel, presidente do Conselho Europeu, já se tinha mostrado preocupado com os novos números, defendendo a urgência de estratégia europeia contra a pandemia assente na prevenção. Segundo o responsável, só “uma união de testes e vacinas” vai impedir uma tragédia que começa a ganhar forma.

“A segunda vaga da Covid-19 está agora sobre nós. Uma vez mais, toda a Europa é afetada. No espaço de apenas algumas semanas, a situação passou de preocupante para alarmante. Agora, devemos evitar uma tragédia”, escreveu Charles Michel na sua newsletter pessoal.

Portugal será representado na cimeira virtual pelo primeiro-ministro, António Costa, que convocou para sábado, 31 de outubro, um Conselho de Ministros extraordinário para definir novas “ações imediatas” para o controlo da pandemia no nosso País.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT