Saúde

Adeus, dores de cabeça. Novo gel promete acabar com a ressaca em 30 minutos

Num cenário perfeito podia esquecer as dores de cabeça e preparar o próximo encontro para copos sem medos.
Estudo foi feito em Zurique.

Os fãs de corridas, especialmente os que correm maratonas, não vivem sem eles. Falamos dos géis energéticos compostos por nutrientes e micronutrientes que satisfazem as necessidades do organismo associadas ao esforço. Hoje estão por todo o lado, mas quando surgiram estavam reservados aos atletas de alta competição. Agora imagine um produto do género, mas que promete acabar com a ressaca — já existe e os resultados são promissores.

Trata-se de um hidrogel que ajuda a minimizar o efeito do álcool no organismo, segundo um estudo divulgado a 13 de maio na revista Nature Nanotechnology. 

O produto, desenvolvido na Suíça por um grupo de cientistas, é composto por proteínas do soro de leite, capazes de proteger o corpo da intoxicação etílica. Quando consumimos álcool, o organismo produz substâncias tóxicas chamadas acetaldeídos com malefícios para o fígado — e responsáveis pelos sintomas da ressaca. A função do gel passa então por fazer com que a decomposição do álcool seja deslocada do fígado para o trato digestivo.

A fórmula foi testada em ratos embriagados e reduziu significativamente a taxa alcoolémia dos animais, sem causar a acumulação de acetaldeído. A produção desta substância foi interrompida, evitando a intoxicação.

“O nosso hidrogel demonstra ainda um efeito protetor no fígado, ao mesmo tempo que atenua os danos intestinais”, resultantes do consumo crónico do álcool, explicam os cientistas.

Quando a mistura foi administrada a ratos intoxicados, decorridos 30 minutos, os níveis de alcoolémia no sangue reduziram-se em 40 por cento e em 50 por cento cinco horas depois. Os animais ficaram mais protegidos contra danos hepáticos e o desempenho nos testes de sobriedade também melhorou, adianta o estudo.

Os resultados obtidos são promissores, mas o produto ainda não foi testado em humanos. A eventual comercialização do hidrogel ainda é uma miragem —a melhor solução para a ressaca ainda é evitá-la.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT