Saúde

Afinal, porque é que a barriga faz barulho (mesmo quando não temos fome)?

Nem sempre significa que precisa de comer. Na verdade, existem várias explicações.
Aqui está a verdade.

De certeza que, pelo menos uma vez na vida, já passou por isto: está tudo em silêncio e, de repente, ouve-se um ronco vindo da barriga. O mais estranho é que isto acontece mesmo quando não temos fome, certo? Há várias explicações para isso.

Há alguns anos, a nutricionista Lillian Barros, autora do blogue NiT “Santa Melancia”, já nos tinha falado sobre este fenómeno natural. “Ao longo do nosso tubo digestivo existem movimentos involuntários que permitem que o alimento, depois de mastigado e misturado com a saliva, na boca, chegue até o estômago e daí em diante”, começa por explicar.

E continua: “Os movimentos musculares, que existem também no estômago — os movimentos peristálticos — permitem que o bolo alimentar, que nesta fase se chama de quimo, seja misturado com os sucos e ácidos gástricos, quebrando e reduzindo o alimento, facilitando a sua absorção posterior.” 

Segundo a especialista, são precisamente estes movimentos que fazem com que os produtos sólidos e líquidos se misturem no estômago. São também eles a causa daqueles barulhos incontroláveis. Mas não são a única a explicação.

Se pensa que a fome também é culpada, tem razão. Além destes movimentos, o ronco é causado pelo ar que temos no estômago. 

Outros especialistas juntam à lista de culpados os gases. A presença mais elevada de gases em relação à quantidade de líquido que passa pelo sistema digestivo também leva ao surgimento dos barulhos.

Os barulhos são também mais comuns em pessoas com infeções e a inflamações intestinais, principalmente no caso da doença de Crohn. Nesses casos, além do ronco, surgem sintomas como dor e desconforto abdominal, mal estar, vómitos e náuseas.

Sim, também é verdade que há pessoas que fazem mais ruídos com a barriga do que outras. Está relacionado, em grande parte, com a mastigação: “Quanto menos eficaz for a mastigação ou maior for o alimento que chega ao estômago, isto é, mais sólido, maior será o ruído”, explica Lillian Barros.

Apesar de ser um mecanismo natural, pode ser parcialmente evitado quando fazemos refeições equilibradas a cada três horas, em ambientes calmos, mastigando bem os alimentos e ingerindo pouco líquido durante as refeições.

Afinal, porque é que a barriga faz barulho (mesmo quando não temos fome)?

Sabia que existem vegetais que podem ser os culpados de ter a barriga inchada?

Além dos barulhos, muitas pessoas questionam-se sobre os motivos para terem sempre, ou quase sempre, a barriga inchada. Os alimentos com glúten e lactose, o açúcar refinado e os adoçantes artificiais são apenas alguns dos possíveis culpados — e os mais apontados. Mas não os únicos. Até os vegetais, que são alternativas saudáveis, podem contribuir para o inchaço.

“Este tipo de alimentos pode mesmo ter um lado menos positivo, neste caso provocar flatulência, desconforto e inchaço abdominal”, alerta à NiT a nutricionista Bárbara de Almeida Araújo.

Falamos, exatamente, de vegetais crucíferos — este nome deve-se ao facto de terem uma espécie de cruz na superfície, como é o caso dos brócolos. São alimentos que contêm nutrientes essenciais, como fibra, vitaminas C e K, ferro e potássio.

Mas também têm rafinose na sua composição. O que é isto? Como explica a também autora do blogue “Manias de Uma Dietista”, trata-se de um hidrato de carbono formado por galactose, glicose e frutose, e é de difícil digestão, formando gases durante a fermentação no intestino grosso.

“Os alimentos que causam inchaço abdominal possuem substâncias que o organismo demora a digerir e, como consequência, formam gases que provocam desconforto”, conclui.

Isto não significa que deve colocar os vegetais de parte. Eles são fundamentais em qualquer alimentação saudável. Porém, se costuma sofrer deste problema, há uma solução. A recomendação da especialista é privilegiar o consumo de vegetais assados ou cozidos, já que são mais fáceis de digerir. Além disso, é aconselhável variar ao máximo o tipo de vegetais que come.

Carregue na galeria para descobrir a lista de sete alimentos que podem ser os culpados de ter a barriga inchada todos os dias.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT