NiTcom

Estas são as máscaras portuguesas e certificadas que deve usar

Sejam sociais, cirúrgicas ou FFP2, não interessa. Elas têm é de ser certificadas pelas autoridades competentes.
Faça escolhas seguras.

Desde o inicio da pandemia que já vimos centenas de máscara diferentes à venda em lojas, supermercados, farmácias ou até online. E vimos também dezenas de recomendações — que vão dos maiores especialistas aos vizinhos do prédio do lado. Isso tem contribuído para uma enorme confusão na hora de escolher as máscaras mais seguras do mercado. Queremos sentir-nos protegidos mas, com tanta oferta, cada vez temos mais dúvidas, certo?

Apesar de alguns países europeus terem imposto a obrigatoriedade de usar máscaras FFP2, a Direção-Geral da Saúde — que se rege por organizações internacionais como a Organização Mundial da Saúda e o Centro Europeu para Prevenção e Controlo das Doenças — não fez nenhuma alteração sobre as diretrizes das máscaras. Ou seja: continua a afirmar que a regra mais importante é que estes acessórios de proteção não sejam caseiros. Têm de ser sempre produtos certificados por laboratórios aprovados.

É por isso que o site Máscaras Certificadas tem a solução para a escolha acertada. Pode optar entre as máscaras cirúrgicas do nível mais elevado (conhecidas por 2R), as tão faladas FFP2 ou as máscaras reutilizáveis feitas em tecido 100% algodão, que cumprem os requisitos relativos à respirabilidade e capacidade de filtração de partículas para máscaras utilizadas no contexto desta pandemia que atravessamos.

Independentemente do modelo, qualquer uma delas é fabricada em Portugal — o que significa que também são um apoio indireto para a economia nacional. Neste site vai encontrar ainda o certificado do laboratório onde foi aprovada.

Outro aspeto que deve ter em conta é que a utilização de máscaras descartáveis não é benéfica para o ambiente, uma vez que contribui para a acumulação de lixo na rua e até nos oceanos. Por isso, opte sempre que possível por soluções mais duradouras — desde que sejam confortáveis e seguras, claro. 

A Máscaras Certificadas tem modelos com preços que começam nos 2,60€. Existem também alguns acessórios que se tornaram indispensáveis nos dias de hoje, como capas para guardar as máscaras sempre que não estiverem a ser usadas.

Este artigo foi escrito em parceria com a Máscaras Certificadas.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT