Saúde

Afinal quais são os sintomas ligeiros que reduzem isolamento para sete dias?

Nem todos os infetados com Covid-19 fazem isolamento reduzido. Se tiver sintomas mais graves, pode ter de ficar 10 dias em casa.
Isolamento pode prolongar-se.

O período de isolamento para os portugueses assintomáticos que testam positivo à Covid-19 e têm doença ligeira passou a ser de apenas sete dias. Não sendo sequer necessária a realização de novo teste para sair do isolamento. O anúncio foi feito no dia 5 de janeiro, pela diretora-geral da Saúde depois de a região autónoma da Madeira ter reduzido o período de isolamento no arquipélago para apenas cinco dias. No continente a redução não foi tão grande, continuando a ser obrigatório o isolamento prolongado para quem tenha sintomas mais graves. 

Como muitos portugueses não sabiam quais eram os sintomas que obrigavam a um período mais longo em casa, a Direção-Geral da Saúde emitiu um documento a esclarecer o que entende por “sintomas ligeiros.” Assim sendo, a doença ligeira é aquela com “sintomas ligeiros sem evidência de pneumonia ou hipoxemia.”

Posto isto, se também tem dúvidas sobre a doença no meio de tanta informação, o documento refere a lista discriminada com sintomas ligeiros resultantes da infeção por Covid-19.

— febre por um período inferior a três dias

— Ausência de tosse persistente ou tosse com sangue

— Ausência de dificuldade respiratória

— Ausência de vómitos ou diarreia persistentes

— Ausência de doenças crónicas descompensadas

Segundo a DGS, “as pessoas em isolamento no domicílio devem automonitorizar os seus sintomas, incluindo a febre, e manter o cumprimentos das medidas de prevenção e controlo de infeção.”

A lista dos sintomas mais graves

As pessoas infetadas com Covid-19 devem contactar o SNS24 quando se verificar o agravamento dos sintomas. Neste caso, a lista é a seguinte.

— febre (mais de 38ºC) por mais de 48 horas 

— dificuldade respiratória

— Se a pele, unhas ou boca começar a ficar com uma tonalidade azulada

— Dores no peito

— Alteração do estado de consciência

— Tosse com sangue

— Vómitos persistente

— Diarreia grave

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT