Saúde

Maiores de 65 anos já podem agendar a vacinação contra Covid-19 e gripe

Mais de 600 mil pessoas já foram inoculadas com a terceira dose da vacina contra o coronavírus.
Agendamento disponível para 45 anos ou mais.

A Direção-Geral da Saúde (DGS) anunciou esta quinta-feira, 18 de novembro, que já está disponível o autoagendamento para pessoas com mais de 65 anos bem como a modalidade “Casa Aberta” para pessoas idosas com mais de 75 anos. Para estar elegível para a toma da dose de reforço deve ter mais de 65 anos, nunca ter contraído o vírus da Covid-19 e ter tomado a segunda dose da vacina há pelo menos 180 dias.

Para tal, os utentes devem aceder online ao Portal do Agendamento e poderão selecionar o local e a data mais conveniente. “A vacinação é a melhor forma de proteção dos mais vulneráveis, especialmente nesta altura do ano, em que as temperaturas são mais baixas”, salienta a DGS.

De acordo com o relatório da Direção-Geral da Saúde já foram administradas mais de 608 mil terceiras doses ou doses de reforço da vacina contra a Covid-19. Já em relação à gripe sazonal, foram administradas mais de 1,371 milhões de vacinas. 

“As pessoas continuam também a ser convocadas através de uma SMS para a toma em simultâneo da vacina contra a gripe e contra a Covid-19 ou apenas para a vacina contra a gripe (se não forem elegíveis para a inoculação contra o coronavírus)”, refere ainda o comunicado.

No Portal COVID-19 será agendada a administração das duas vacinas em simultâneo, mas no Centro de Vacinação o utente poderá optar pela toma de apenas uma delas. Caso opte pela toma em dias diferentes, o utente pode optar por uma administração com qualquer intervalo entre elas.

Médicos, enfermeiros e outros trabalhadores da área começaram a receber o reforço contra a Covid-19 a partir desta segunda-feira, 15 de novembro.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT