O cancro é uma das doenças mais mortais na atualidade e as suas causas são uma incógnita para os milhares de cientistas que o estudam diariamente. Além de que todos os anos são descobertos novos cancros, em diferentes partes do corpo. A cura para a maioria deles ainda está longe de ser descoberta. No entanto, durante o ano de 2021 foram identificados alguns hábitos diários que podem aumentar o risco de vir a ter cancro.
Os cientistas não compreendem completamente como funcionam as doenças oncológicas nem o que as causam exatamente. E também é difícil identificar as suas origens porque envolvem muitos fatores, incluindo a genética, o ambiente, o estilo de vida, e até mesmo o trabalho.
As substâncias cancerígenas continuam a aparecer em lugares inesperados, incluindo artigos domésticos e alimentares, devido à contaminação industrial.
Investigadores começam agora a compreender melhor as implicações que outras toxinas trazem para a saúde, como o caso dos pesticidas. Estudos recentes sugerem que os pesticidas podem aumentar o risco de cancro de forma hereditária, mesmo depois da exposição à substância já ter terminado.
Hábitos alimentares e do nosso quotidiano também mostraram ser bastante importantes no risco de desenvolver ou não cancro. Embora intrigantes, estes estudos não apontam diretamente para o que causa o cancro. No entanto, ajudam a compreender as correlações podem ajudar os cientistas a apresentar futuras questões de investigação para melhorar os nossos conhecimentos sobre a doença oncológica e a forma de a prevenir.
Carregue na galeria para ficar a par das oito descobertas feitas em 2021 sobre hábitos que podem aumentar o risco de cancro.