Saúde

Alerta donos de felinos: vírus altamente contagioso está a matar gatos em Pombal

Doença causa diarreia, anemia, falta de coordenação motora e febre. Veterinário alerta para que não deixe os gatos sair de casa.
Moradores estão preocupados.

Vários gatos estão a ser encontrados sem vida em Pombal e a causa é um vírus altamente contagioso e mortal. O serviço de veterinária do município de Pombal detetou que a doença felina grave é provocada por um parvovírus. Trata-se de Panleucopénia felina, uma doença viral que provoca sintomas como diarreia, anemia, falta de coordenação motora e febre.  

O alerta foi dado no dia 6 de janeiro, quando o serviço veterinário foi chamado a retirar três gatos mortos do cimo de um edifício e um outro, ainda com vida, mas inanimado e com dificuldades respiratórias. “Foram retirados dois cadáveres de felinos de um telhado e um terceiro com o auxílio dos Bombeiros Voluntários de Pombal”, informa a câmara do distrito de Leiria.

O animal foi submetido a análises que acabariam por dar positivo para a Panleucopénia felina, semelhante ao parvovírus canino, e que é altamente contagiosa e mortal. 

De acordo com o comunicado emitido pelo município, foram entregues jaulas aos moradores do local para a recolha de outros animais que “pudessem, eventualmente, deambular por ali e que não tenham dono”. O Serviço Veterinário de Pombal deixa ainda um alerta para que quem tem gatos não os deixe sair de casa, para que não corram o risco de contrair o vírus.  

“Desde foi dado conhecimento da situação, o Serviço de Veterinária do Município de Pombal tem estado a colaborar com as autoridades na respetiva investigação, nomeadamente no esclarecimento de quaisquer dúvidas que possam ser levantadas sobre o ocorrido”, informam elementos da PSP. 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT