Saúde

Alerta, pais: abriu um spa na Margem Sul que faz milagres pelos bebés

O centro ajuda a resolver problemas de sono, cólicas, refluxo e choro dos miúdos. A família pode estar presente durante a sessões.
Inaugurou em janeiro.

O primeiro encontro entre Raquel Saraiva, hoje com 43 anos, e a fisioterapia teve lugar durante a infância, quando começou a praticar judo e a dar os primeiros passos para se tornar atleta de alta competição. “Estava habituada à área por causa das lesões que envolvem a prática desportiva. Via como era a reabilitação, o cuidar dos outros, o recuperar para voltar a competir e sempre me interessava”, conta à NiT.

Não é de espantar, portanto, que quando teve uma rutura completa dos ligamentos e luxação do cotovelo esquerdo — lesões que, aos 18 anos, a obrigaram a afastar-se dos treinos e campeonatos —, tenha virado toda a sua atenção para este sistema terapêutico. Dedicou-se a partir daí ao estudo da disciplina e, em 1999, estava pronta para iniciar uma carreira que se revelaria um sucesso.

Inicialmente, Raquel trabalhou na função pública, no Hospital de São Bernardo, em Setúbal, mas a experiência acabou por não corresponder às suas expetativas. “Não me identifiquei muito com o serviço em si, até porque tínhamos muitas dificuldades a nível hospitalar, em termos de quantidade de utentes e, consequentemente, da qualidade com que os conseguíamos atender”.

Como não se sentia realizada, decidiu arriscar e lançar-se por conta própria. Em 2000, abriu o seu primeiro espaço, o Palclini, que viria a transformar-se em Raquel Saraiva — Fisioterapia & Bem Estar, porque “todos o conheciam como a Clínica da Raquel”. Trata-se de uma “clínica convencionada, com muitos anos e várias especialidades médicas”.

Cerca de 22 anos depois, durante os quais se especializou em cadeias musculares e miofasciais segundo vários métodos, fez formações em fisioterapia dermatofuncional, postural infantil e uropediatria, decidiu que estava na altura de abraçar novos desafios.

“Sabia que estava na altura de crescer. Tenho comigo coordenadoras extraordinárias e desafiei uma delas, a Catarina Antunes (39 anos), a vir comigo para outro sítio, voltado para a área da saúde da mulher e materno-infantil”. O interesse pelo assunto surgiu, sobretudo, quando se tornou mãe, primeiro de Rafael e depois de Eva, que têm agora, respetivamente, sete e dois anos.

Os cuidados que o primogénito exigiu, por ser insuficiente renal e ter sido transplantado logo aos três anos — Raquel foi a dadora —, também a empurraram nessa direção. A nova localização, que começou a ser efetivamente planeada em 2021, abriu ao público em janeiro deste ano, desta vez em Almada.

“Trata-se de um sonho meu e da Catarina. Trabalhamos muitos anos com hidroterapia, sabemos os benefícios que pode trazer, da calma à tranquilidade, e que o estímulo todo da água durante o primeiro ano de vida do bebé é fundamental, porque estavam no útero. Como não havia nada do género na Margem Sul, resolvemos ser nós a aportar essa oferta”.

E acrescenta: “Temos tudo o que seja relacionado com saúde pélvica, materno-infantil, pilates para grávidas, pós-parto e apoio ao desenvolvimento infantil”.

O destaque principal, contudo, é mesmo o baby spa, destinado a crianças entre os dois e os 12 meses de idade. “Cada sessão dura cerca de uma hora, sendo que um bebé costuma estar entre 15 a 20 minutos na água, sempre com tolerância. Respeitamos sempre o ritmo do bebé, ou seja, se a meio tiver de parar mamar, não há problema. O momento termina com o ensino da massagem shantala aos pais”.

Esta massagem vai ajudar o bebé a ter mais consciência do próprio corpo e aumenta o vínculo afetivo entre os pais e os bebés, além de contribuir para os acalmar em caso de cólicas ou refluxo.

Os pais estão sempre presentes no decorrer da sessão, com um custo de 50€ cada. Há um pacote com quatro sessões, válido por três meses, para usar como melhor entender. Fica por 120€. Estes valores incluem sempre “miminhos para as mães, como uma avaliação do pavimento pélvico ou uma sessão de fotografias do bebé”.

A médio prazo, Raquel já tem novos planos de expansão. Sem revelar muito, adianta que haverá novidades para breve, focadas em fisioterapia dermatofuncional, que tem a ver com cirurgias pré e pós-operatórios.

Até lá, carregue na galeria para conhecer melhor o polo de Almada da Raquel Saraiva — Fisioterapia & Bem Estar.

ver galeria

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Rua Galileu Saúde Correia 11-3, Almada
    2800-709 Almada
  • HORÁRIO
  • Segunda a sexta-feira das 8 às 20 horas.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT