Saúde

Almada distribui kits menstruais gratuitos a jovens do concelho

A iniciativa quer combater a pobreza menstrual "de forma consciente". Os pensos e copos reutilizáveis são entregues nas escolas.
Aliam higiene e conforto.

A Câmara Municipal de Almada começou a distribuir kits menstruais, com produtos reutilizáveis, pelas escolas do concelho. Esta quinta-feira, 22 de fevereiro, cerca de 40 alunas receberam um conjunto de produtos. Agora a autarquia quer alargar a iniciativa e oferecê-los a 900 estudantes, do 7.º ao 12.º ano.

O kit contém dois pensos higiénicos reutilizáveis e um copo menstrual. O primeiro foi distribuído numa escola da Costa da Caparica. Os produtos foram escolhidos para combater “a pobreza menstrual e fazê-lo de uma forma ambientalmente consciente”.

A ideia surgiu após o Conselho Municipal de Juventude de Almada (CMJA) tomar conhecimento que uma parte das adolescentes portuguesas faltava às aulas por não ter possibilidade de comprar estes produtos de higiene.

Além da distribuição gratuita de copos e pensos reutilizáveis, a autarquia vai agendar campanhas de sensibilização que visam combater a desinformação e o estigma que ainda existe em torno do tema — com foco no uso de copo menstrual e pensos reutilizáveis. Em pleno século XXI, e com toda a informação e oferta disponível, falar de menstruação é ainda um tabu para muitas famílias.

Todos os dias surgem novas propostas inovadoras no mercado do vestuário adaptado ao período menstrual. Carregue na galeria e conheça os biquínis e fatos de banho que pode usar nas idas à praia ou à piscina durante esses dias.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT