A Amazon lançou uma clínica online onde os pacientes podem obter prescrições para doenças comuns como asma, acne, alergias e disfunção erétil. O novo serviço de atendimento virtual oferece ajuda médica “acessível quando e como quiser”, seja em casa, nas lojas ou no carro.
A Amazon Clinic vai ligar os utilizadores a médicos para que possam ser dados conselhos e prescrições para mais de 20 condições comuns de saúde. Construída nos moldes da Amazon, vai ser lançada inicialmente em 32 estados dos EUA, mas já tem planos para se expandir nos próximos meses. Por enquanto, ainda não funciona com seguro de saúde e os preços podem variar dependendo dos provedores, condições e localização.
A companhia acredita que o seu novo serviço de telessaúde preenche uma lacuna no mercado ao disponibilizar aos utilizadores consultas de saúde para doenças pouco graves. “Algumas situações requerem um envolvimento mais direto do médico, mas também sabemos que às vezes o utilizador só precisa de uma interação rápida com um médico para um problema de saúde comum que pode ser facilmente resolvido virtualmente”, observou a empresa ao comunicar o novo serviço.
“Na Amazon, queremos tornar muito mais fácil para as pessoas obterem e permanecerem saudáveis”, lê-se. “A Amazon Clinic é apenas uma das maneiras pelas quais estamos a trabalhar para capacitar as pessoas a assumir o controlo da sua saúde, fornecendo acesso a cuidados convenientes e acessíveis em parceria com fornecedores confiáveis. A nossa nova loja de assistência médica permite que os clientes escolham entre uma rede de provedores líderes de telessaúde com base nas suas preferências.” Todos os profissionais “passaram por avaliações rigorosas de qualidade clínica e experiência pela equipa de liderança clínica da Amazon”.
Aceder “é simples e fácil”, asseguram. Para começar, os clientes selecionam a condição e, em seguida, escolhem o seu provedor favorito numa lista de licenciados e qualificados. De seguida, completa-se um pequeno questionário. Os utilizadores e os médicos conectam-se diretamente por meio de um portal seguro e comunicam através de mensagens. Depois da consulta, o profissional enviará um plano de tratamento personalizado através do portal, incluindo quaisquer prescrições necessárias para a farmácia à escolha do cliente.
Esta não é a primeira vez que a Amazon entra na área da saúde. A multinacional tem vindo a estabelecer as suas ambições no setor há vários anos e possui já uma farmácia online, a Amazon Pharmacy, que permite que os utilizadores comprem medicamentos de venda livre por meio de assinaturas Prime. Mais recentemente, estabeleceram um acordo para adquirir a One Medical, “uma provedora de cuidados primários centrada no ser humano e impulsionada pela tecnologia”.