saúde

A aplicação Stayaway Covid já foi descarregada por mais de 1 milhão de pessoas

Mais de 20 dias depois do lançamento, vários portugueses utilizam a ferramenta que permite rastrear a Covid-19.
Já são mais de um milhão as pessoas com a aplicação.

Chegou no final de agosto e já está no telemóvel de mais de um milhão de pessoas. A aplicação Stayaway Covid permite rastrear de forma rápida a Covid-19 recorrendo à localização. Este domingo, 20 de setembro, Rui Oliveira, administrador do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência, afirmou que já tinham sido feitos 1.030.824 downloads.

“Estamos muito satisfeitos, ainda que não esteja propriamente surpreendido. A aplicação é uma ajuda à população portuguesa, mas ainda faltam os restantes cinco milhões de portugueses [que têm smartphones]”, disse Rui Oliveira à agência Lusa, aqui citado pela RTP.

A instalação é voluntária e o sistema muito simples. Cada um dos aparelhos com vigilância ativa irá registar anonimamente os encontros próximos com outros aparelhos com a app ativada; caso um dos donos desses telemóveis testar positivo e inserir o código dado pelo SNS na app, quem esteve nas suas proximidades será avisado. A NiT já testou a StayAway Covid e revelou num artigo como foi a experiência.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm
Novos talentos

AGENDA NiT