Saúde

Após Portugal Fashion, estilista Miguel Vieira foi internado devido a tumor maligno

"Acho que não merecia ter o terceiro cancro", desabafou. O designer foi um dos destaques da mais recente edição do evento de moda, que decorreu no Porto.

O estilista Miguel Vieira foi submetido a uma cirurgia no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto para remover um tumor maligno. A informação foi avançada esta quinta-feira, 16 de julho, através de um comunicado.

“O designer Miguel Vieira foi submetido, recentemente, a uma intervenção cirúrgica complexa no Instituto Português de Oncologia do Porto, para a remoção de um cancro maligno no pulmão esquerdo. O criador encontra-se a recuperar favoravelmente, encarando esta etapa com a coragem e o otimismo que sempre o caracterizaram e que ficaram bem patentes escassos dias antes da operação”, lê-se.

A nota explica ainda que, durante a operação, foi retirada metade do pulmão esquerdo. Os médicos sublinharam que o designer se encontrava em “excelente condição física”, o que contribuiu para uma recuperação favorável. “A previsão é de que receba alta hospitalar em breve, regressando a casa para terminar a convalescença”.

Poucos dias antes da intervenção, a 4 de julho, Miguel Vieira apresentou a sua nova coleção de outono/inverno no Portugal Fashion. Apesar de já saber que seria operado dali a 48 horas, optou por manter a situação em segredo da maioria das pessoas.

Segundo o comunicado, a ovação que recebeu no final do desfile acabou por lhe dar a força necessária para enfrentar um dos momentos mais difíceis da sua vida. “Foi uma emoção muito, muito forte”, recordou. “Um núcleo muito fechado de pessoas presentes já sabiam o que eu ia enfrentar 48 horas depois. Ver o público em pé, a bater palmas daquela forma, deu-me o ânimo e a força mental que eu precisava para enfrentar todo este processo que vinha a caminho. Foi inesquecível.”

O criador, de 60 anos, aproveitou também para agradecer o apoio que tem recebido desde que a notícia foi conhecida. “Quero agradecer, do fundo do coração, as manifestações de carinho que tenho recebido. Aos meus amigos, corpo clínico, parceiros e clientes: saber que gostam de mim e que estão a torcer por mim é o melhor combustível. Acho que não ‘merecia’ ter o terceiro cancro, mas se Deus me deu, é porque sabe que vou superá-lo. O susto parcialmente passou, o tumor foi retirado, estou bem e focado em voltar a 100 por cento. Muito em breve estarei de novo no meu atelier e no vosso convívio”, garantiu Miguel Vieira.

Este é o terceiro diagnóstico de cancro que Miguel Vieira enfrenta ao longo da vida. O primeiro surgiu quando tinha apenas 16 anos, na sequência de um tumor na perna que o obrigou a ser submetido a várias cirurgias. Anos mais tarde, voltou a lutar contra a doença, desta vez com um cancro no estômago.

Leia o artigo da NiT para saber como foi o desfile de Miguel Vieira no Portugal Fashion. Carregue também na galeria para ver imagens da nova coleção.

ARTIGOS RECOMENDADOS