Saúde

Aprenda a decifrar o motivo do choro do seu bebé com a enfermeira Carmen Ferreira

A especialista em bebés e maternidade vai dar um seminário presencial no próximo domingo, 11 de dezembro, em Lisboa.
Respire fundo e leia isto com atenção.

A gravidez é uma fase da vida assolada por muitas dúvidas, que se estendem aos primeiros meses de vida de um bebé. Perceber as necessidades de um recém-nascido não é uma missão fácil e, por vezes, parece mesmo impossível. Sabendo que todos os pais atravessam períodos de angústia e chegam a sentirem-se incapazes de cuidar dos filhos nos primeiros meses de vida, a enfermeira Carmen Ferreira, conhecida como enfermeira dos bebés, abraçou a missão de os ajudar. Depois de dois livros e também uma agenda, a especialista em obstetrícia e maternidade organizou um seminário em que vai ajudar os progenitores a perceberem melhor esta fase das suas vidas.

Numa tentativa de desmistificar o mundo da maternidade e responder a algumas das dúvidas mais comuns das famílias antes e depois do nascimento, Carmen Ferreira deu vida a um blogue, mais tarde transformado numa academia digital. Do online para o papel, nasceu o primeiro livro “Estamos Grávidos! E Agora?” e mais tarde o “Nascemos! E Agora?”, que se foca no primeiro ano de vida do bebé.

A enfermeira também está muita presente nas redes sociais, onde responde às perguntas de mães de primeira viagem. No final da pandemia, começaram os pedidos para que se fizesse um evento presencial multiplicaram-se. No próximo domingo, 11 de dezembro, Carmen Ferreira estará a sala de cinema NOS no Centro Comercial das Amoreiras, em Lisboa, entre as 9 e as 13 horas, para conduzir um workshop e atividades pensadas para os pais e bebés.

“O programa foi pensado e criado para oferecer uma experiência rica em conhecimento e uma manhã de conexão entre o casal e o bebé”, explica à NiT a enfermeira, que irá abordar alguns temas menos tratados. “Falamos muito do lado dos pais, mas pouco sobre os recém-nascidos e o que apresenta o momento do nascimento para eles. Da mesma forma vamos falar sobe os cérebros dos bebés e sobre os motivos do choro”.

O Seminário do Bebé contará com apresentações não só da especialista, mas também de alguns convidados. Carmen Ferreira levantou a ponta do véu e revelou à NiT que Alexandre Monteiro, especialista em decifrar pessoas e bebés, será um dos oradores. “É também muito giro e importante para os pais terem estas informações para poderem aplicar no seu dia-a-dia”.

Um dos temas que não figurará no plantel do evento, mas que continua a causar muita inquietação aos pais é a crise que se vive no setor das urgências obstetrícias. “Isto acabou por desviar alguns casais que gostariam de ser seguidos no setor publico para o privado por medo de não conseguirem o melhor atendimento no momento do parto”. Além disso, a enfermeira destaca ainda a insegurança que as grávidas sentiam em relação ao fecho das urgências e da violência obstetra e perder a confiança nos profissional e saúde, é como revela, é assustador e isso acabou por motivar o desenvolvimento deste seminário. Informação nunca é demais. “É importante os pais estarem seguros, confiantes e positivos no momento do parto e nos meses seguintes. E a informação acaba por nos dar essa confiança para esses momentos”, explica Carmen Ferreira.

Para se inscrever no seminário pode fazê-lo online no site do evento. No momento da inscrição escolhe se prefere marcar presença física ou via online. Quem quiser estar no local do evento tem deito a levar um acompanhante e terá direito a um gift bag e várias surpresas. O preço para esta modalidade é de 100€ e as vagas são muito limitadas. Online o workshop tem o preço de 70€ e além de poder assistir às palestras tem ainda acesso ao sorteio de 10 gift bags e a oferta de vouchers eletrónicos das marcas parceiras.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT