Saúde

ASAE apreende mais de 3 mil unidades de suplementos com substâncias não autorizadas

Os produtos estão avaliados em 28 mil euros. Também foi instaurado um processo-crime por géneros alimentícios falsificados.
Eram compostos por substâncias não autorizadas.

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) anunciou esta segunda-feira, 18 de setembro, que apreendeu mais de três mil unidades de suplementos alimentares. A ação de fiscalização decorreu na semana passada, no concelho de Sintra e resultou, também, na instauração de um processo-crime por adição de substância não autorizada.

“A ação de fiscalização, no âmbito das Práticas Fraudulentas em Suplementos Alimentares” tinha como objetivo “a verificação da presença na sua composição de ingredientes/substâncias não autorizadas”, explica a entidade.

Na sequência da verificação foi instaurado um processo-crime por “género alimentício anormal falsificado”, por adição de substância não autorizada em suplemento alimentar. No total, foram apreendidas 3.072 embalagens de suplementos alimentares, no valor de 28.309€.

Os operadores económicos dedicados aos suplementos alimentares e os consumidores podem verificar a autorização de novas substâncias no catálogo de novos alimentos da União Europeia, “Novel Food Catalogue”.

Esta não é a primeira apreensão de milhares de suplementos. Em junho a autoridade já tinha apreendido 2.500 unidades em Lisboa e no Porto pelo mesmo motivo.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT