Saúde

Até que a morte os separou: o casal com Covid-19 que morreu de mãos dadas

Curtis and Betty Tarpley estiveram casados durante 53 anos. Morreram num hospital do Texas, com poucos minutos de diferença.
Estiveram juntos 53 anos.

Curtis and Betty Tarpley conheceram-se quando ainda andavam no secundário. Apaixonaram-se quase no primeiro instante em que se viram e nunca mais deixaram de estar juntos. 53 anos depois de terem casado, os dois norte-americanos morreram como sempre andaram: de mãos dadas. Faleceram este fim de semana num hospital do Texas, nos Estados Unidos, com poucos minutos de diferença, ambos com Covid-19.

A história foi relatada à “CBS” pelo filho do casal, Tim Tarpley. Curtis, com 80 anos, e Betty, 79, estavam internados desde o início do mês de junho no Health Harris Methodist Hospital, em Fort Worth. Depois de se terem sentido mal em casa, foram levados para aquela unidade com um diagnóstico positivo de coronavírus.

Passaram as últimas semanas em serviços diferentes do hospital, até que uma enfermeira — apercebendo-se de que não havia grande possibilidade de sobrevivência para os dois — conseguiu mover o casal para o mesmo piso, de forma a que as suas camas ficassem ao lado uma da outra. Mesmo nos últimos momentos os dois conseguiram reunir forças para segurarem a mão um do outro. Foi assim que ficaram, de mãos dadas, até ao último suspiro, que aconteceu com poucos minutos de diferença.

“A minha mãe chamou-me e disse-me: ‘estou preparada para morrer'”, conta o filho de ambos. Destroçado, recorda que foi ver o pai para lhe dar as más notícias. “Acho que a mãe não vai sobreviver até amanhã”, disse Tim ao pai, revelando que “nesse momento, percebi que ele também estava preparado para se despedir do mundo”.

Foi neste momento que um enfermeiro decidiu juntar os dois idosos. “Só sei que se chama Blake”, refere Tim, revelando que este profissional de saúde mudou Betty do quarto em que estava para o quarto do marido.

“Pô-los lado a lado e colocou a mão da minha mãe ao pé da mão do meu pai. Quando nos apercebemos estavam de mãos dadas. E foi assim que morreram”, contou o filho à “CBS”.

Curtis e Betty no dia do seu casamento.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT