Saúde

Atenção, pais. Cães e gatos podem ajudar a reduzir alergias alimentares nos miúdos

Novo estudo, feito a mais de 66 mil crianças, provou que a exposição a animais está associada à diminuição de alergias.
Ovos, leite e frutos secos foram alguns dos alimentos referidos.

Diminuição do stress e ansiedade, perda de peso e melhoria do sistema cardíaco: já são mais do que conhecidos os benefícios que cães e gatos podem trazer à saúde dos seus donos. Um novo estudo descobriu mais um e, desta vez, afeta só os miúdos.

A investigação feita no Japão, com recurso aos dados do Japanese Childhood and Environment Study, e publicada na revista científica “Plos One”, comprovou que os animais de estimação estão associados à redução de alergias alimentares, em crianças até três anos, mesmo tendo sido expostas antes do seu nascimento.

Os dados divulgados esta quinta-feira, 29 de março, envolvem a análise a 66.215 miúdos, em que cerca de 22 por cento foram expostos a animais de companhia, em especial cães e gatos, em casa, durante o período fetal. Destes, provou-se que houve uma “redução significativa na incidência de alergias, embora nenhuma diferença significativa tenha sido observada com crianças de lares com cães ao ar livre”, explicou a agência Lusa, citada pelo jornal “Observador”.

O estudo indica que os miúdos expostos a cães “‘tinham uma probabilidade significativamente menor’ de sofrer alergias específicas a ovos, leite e nozes”. Já a gatos, estavam “significativamente menos propensos” a ter alergias a ovos, trigo e soja.

Apesar de em minoria, representando apenas 0,9 por cento da amostra, os hamsters também foram incluídos na análise, podendo, “surpreendentemente”, diminuir as probabilidades de alergias a frutos secos, nos mais novos.

Ainda assim, os cientistas detetam algumas limitações, nomeadamente os dados não terem sido baseados em testes alérgicos, “mas sim naqueles fornecidos pelos participantes complementados com histórias clínicas”, e não sendo possível confirmar que esta exposição é de causa e efeito, mas apenas de associação.

Este estudo, no entanto, pode ajudar a orientar orientar investigações futuras sobre as alergias alimentares infantis. Nos países desenvolvidos, mais de uma em cada dez crianças é diagnosticada com uma alergia alimentar, e a incidência continua a aumentar, segundo os cientistas.

Carregue na galeria para ver os outros benefícios que os animais podem trazer para a nossa saúde.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT