Saúde

Atenção: se foi vacinado há seis meses ou mais, tem de renovar o certificado digital

Pode adquirir o seu novo documento no portal do SNS 24 ou num dos vários Espaços Cidadão.
Têm um prazo de seis meses.

Caso tenha sido vacinado no final de 2020 ou no início de 2021, é provável que tenha recebido recentemente uma mensagem a pedir para renovar o seu certificado digital. Este novo “passaporte” para entrarmos em restaurantes e para viajarmos tem um prazo de validade: 180 dias, ou, se preferir, seis meses.

A mensagem foi enviada por um número já conhecido — o 2424 — e dizia o seguinte: “Covid-19: O selo do seu certificado de vacinação expirou. Para obter um novo certificado aceda a app SNS 24 ou Portal SNS 24”

Em declarações à RTP, Miguel Guimarães, o bastonário da Ordem dos Médicos, diz que esta é uma “situação inaceitável”: “Não é possível que o certificado de vacinação, neste momento, tenha um prazo de validade de seis meses, quando ainda não foi definido qual é o prazo de validade das vacinas que estamos a fazer”.

O SNS 24 aconselha que renove o seu certificado antes de caducar, o que acontece seis meses após a emissão. Mas não se preocupe: a renovação faz-se de forma bastante simples.

“Para proceder à renovação do certificado, basta solicitar um novo através da aplicação SNS 24 ou do portal SNS 24. Todos os que consultaram o seu certificado na app ou no portal desde o dia 21 de julho obtiveram, automaticamente, um certificado com a validade de 180 dias a contar da data dessa consulta”, dizem os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde. Pode também dirigir-se a um dos mais de 750 Espaços Cidadão para fazer a renovação.

Os novos certificados também têm um prazo de vida de 180 dias.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT