O início da competição CrossFit Games 2024, realizada na cidade de Fort Worth, no Texas (EUA), entre os dias 8 e 11 de agosto, foi marcado por um incidente trágico. O atleta sérvio Lazar Dukic, com 28 anos, morreu por afogamento durante uma prova de natação no primeiro dia do evento. A confirmação do óbito foi dada pelo diretor-executivo da competição, Don Faul, que expressou o profundo pesar da organização pela perda do atleta.
“Estamos a fazer o possível neste momento difícil para apoiar a família e a nossa comunidade”, declarou. O infortúnio ocorreu logo na primeira prova do dia, intitulada “Lake Day”, que consistia em correr 5,6 quilómetros e nadar 800 metros no lago Marine Creek.
Lazar Dukic, que disputava a sua quarta edição da mais prestigiada competição de CrossFit do mundo, estava quase a concluir a secção aquática quando começou a apresentar dificuldades para se manter à tona. Assim que a equipa de apoio se deu conta, alertou os organizadores para a incapacidade do atleta em sair da água.
As equipas de emergência iniciaram as buscas por volta das 8 horas, mas o corpo de Lazar só foi retirado do lago às 10. A organização decidiu suspender as competições programadas para o resto do dia e está a colaborar com as autoridades na investigação ao incidente.
“O bem-estar dos nossos atletas é a nossa prioridade, estamos devastados por este acontecimento trágico. Os restantes eventos do dia foram suspensos”, sublinhou a organização dos CrossFit Games.
O atleta sérvio Lazar Dukic era um dos principais atletas europeus de CrossFit, tendo sempre ocupado uma posição entre os 10 melhores desde a sua primeira participação na competição, em 2021. Este ano, competiu ao lado do irmão mais novo, Luka, que completou a prova.