Saúde

Aumento de chamadas para a Linha SNS24 poderá bater recordes

Estão a ser atendidas 27 mil chamadas por dia, um valor perto daquele registado em novembro, durante a segunda vaga.
Número de chamadas volta a aumentar

Com a subida de novos casos de infeção por Covid-19, aumenta também a pressão sobre a Linha SNS24. Só na primeira semana deste ano foram atendidas pelos profissionais de saúde cerca de 27 mil chamadas por dia, uma média que fica perto dos números registados em novembro de 2020, durante a segunda vaga da pandemia.

Estes números são esclarecedores no que diz respeito à atual pressão sobre a Linha SNS24 que, em apenas dois meses, outubro e novembro do ano passado, atendeu mais de 1,42 milhões de chamadas, muito perto das 1,48 milhões atendidas ao longo de todo o ano de 2019, como revela o “Público”. Se a procura deste serviço se mantiver ao ritmo verificado na primeira semana do ano, é provável que venham a ser batidos os recordes de mais de 38 mil chamadas diárias ou de 816 mil ao longo do mês.

Entre a última semana de 2020 e a primeira deste novo ano, o número de chamadas aumentou cerca de 50 por cento. Como é natural, o grande fluxo de chamadas faz com que por vezes o tempo de espera até ao atendimento seja demorado.

Desde o início da pandemia o atendimento da Linha SNS24 foi reforçado, tendo passado de cerca de mil profissionais para mais de cinco mil no final do ano passado. Ao mesmo tempo, 2020 foi um ano histórico para este serviço que fez cerca de quatro milhões de atendimento, perto do triplo do ano anterior.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT