Saúde

Austrália vai passar a usar substâncias psicadélicas para tratar doenças mentais

O governo aprovou o uso de compostos presentes nos cogumelos alucinogénios e no ectasy para fins medicinais.
A medida entra em vigor em julho.

O governo australiano anunciou esta sexta-feira, 3 de fevereiro, que vai passar a usar substâncias presentes nos cogumelos alucinogénicos e na MDMA — conhecida como ecstasy — para o tratamento de doenças mentais, tornando-se o primeiro país a permitir o seu uso.

A medida entra em vigor a 1 de julho, segundo avançou a Administração de Ativos Terapêuticos (TCA), entidade reguladora do medicamento. No entanto, as substâncias devem ser usadas apenas para tratar algumas doenças mentais.

No caso da psilocibina, que se encontra nos cogumelos psicadélicos, pode ser usada para aliviar os sintomas da depressão. Porém, só quando o paciente não apresenta quaisquer melhorias com outros medicamentos.

Já a droga sintética MDMA (3,4-metilendioximetanfetamina) pode ser eficaz no tratamento da síndrome de stress pós-traumático, de acordo com a entidade.

“Estas são as únicas duas doenças para as quais há evidências suficientes de benefício potencial para alguns pacientes”, refere o comunicado, citado pelo “Expresso”.

Além disso, os medicamentos só podem ser prescritos por psiquiatras “especificamente autorizados” pela TCA. De seguida, o pedido é submetido à apreciação de um comité de investigação ética.

A entidade sublinha ainda que, com exceção das duas doenças, o uso das substâncias continua a ser proibido no país. A medida é uma resposta à “falta de opções” perante os pacientes mais resistentes ao tratamento.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT