Saúde

Autoridades norueguesas temem que haja jovens a pagar para ser infetados com Covid-19

Rumores apontam para um negócio que pode estar a surgir no país. O objetivo destes jovens será ter acesso a um certificado que facilitaria a circulação.
Restrições de viagens mantém-se.

Começou com um rumor nas redes sociais e entretanto já mereceu reação oficial por parte das autoridades. Na região de Grenland, a cerca de 150 quilómetros a sul de Oslo, capital da Noruega, surgem histórias de jovens que pagam 10 a 20€ para ficarem infetados com Covid-19.

Hedda Foss Five, autarca de Skien, já reagiu às histórias que lhe têm chegado: “espero que não seja verdade porque, a ser, seria trágico”, cita a “Euronews”. A mesma autarca lembrou o impacto que a pandemia já teve no país, com mais de 118 mil casos e perto de 800 óbitos desde o início da pandemia.

Os rumores em torno do negócio estão a preocupar o país e têm levado os especialistas a lembrar de possíveis riscos da aplicação de um certificado, que daria maior liberdade de movimento a quem já está imunizado, nomeadamente na hora de viajar ou de ir a um restaurante.

As férias aproximam-se e, na Noruega, tal como na generalidade dos países, as populações mais jovens ficaram para o fim da lista de vacinação, devido ao facto de as idades mais avançadas serem dos maiores fatores de risco para quem é infetado.

Na Noruega o governo continua a manter uma abordagem cautelosa. As fronteiras terrestres continuam condicionadas e o isolamento à chegada mantém-se requisito dada a situação da pandemia noutros países. As instruções para viagens mantém-se: devem ser só por motivos considerados essenciais. Esta situação vai manter-se pelo menos até 25 de maio, com governo da Noruega confirmou esta semana.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT