Saúde

Axl Rose tem doença bizarra: “O Bugs Bunny está a comer cenoura no meu ouvido esquerdo”

O vocalista dos Guns N' Roses acrescentou: "Tive de fazer uma operação. O lado esquerdo da minha boca ainda está completamente dormente".

Axl Rose está atualmente a recuperar de um problema de saúde pouco conhecido, mas isso não o impediu de subir ao palco. O vocalista dos Guns N’ Roses contou a 15 de agosto ao público do MetLife Stadium, no estado de Nova Jérsia, que tinha sido submetido a um procedimento para tratar uma perturbação da articulação temporomandibular (TMD).

“É muito grave”, disse o cantor. “Quando estou a cantar, é como se estivesse alguém no meu ouvido e oiço coisas a estalar, tipo o Bugs Bunny a comer uma cenoura ou aipo. Tive de fazer uma operação há alguns dias. O lado esquerdo da minha boca ainda está completamente dormente”.

Apesar das dificuldades, Rose, de 64 anos, conseguiu atuar durante três horas. A banda está atualmente numa digressão que, até ao final do ano, vai passar pela Austrália, Nova Zelândia e Singapura.

A TMD não é uma doença contagiosa e pode surgir depois de uma lesão na mandíbula ou na articulação. Mas, em muitos casos, não existe uma causa única identificável. Entre os fatores que podem contribuir para o seu desenvolvimento estão alterações na própria articulação, artrite, fatores biológicos e genéticos e problemas relacionados com a forma como o organismo processa a dor. O stress e outros fatores psicológicos também podem estar associados a algumas formas da doença.

As pessoas afetadas podem sentir rigidez, dificuldade ou limitação em abrir a boca, bloqueio da mandíbula, dor na face ou no pescoço e estalidos ou outros sons durante os movimentos da boca, sobretudo quando são acompanhados de dor. Alguns pacientes apresentam também dores de cabeça, zumbidos, tonturas ou alterações na forma como os dentes superiores e inferiores encaixam.

Na maioria dos casos, os sintomas são temporários e podem desaparecer sem tratamento. Apesar de causar sintomas intensos, a TMD não é uma doença rara. Na verdade, entre 5 a 10 por cento da população dos Estados Unidos já teve alguma forma de perturbação temporomandibular.

Esta não é a primeira vez que o cantor de “Sweet Child O’ Mine” enfrenta um problema de saúde que afeta os concertos. Em novembro de 2018, durante um espetáculo em Abu Dhabi, contou ao público que estava doente.

“Estão a dar-me soro e uma série de injeções, porque fiquei doente. Estive a vomitar durante cerca de cinco horas. Por isso, em vez de cancelar, vou fazer o melhor espetáculo que conseguir para vocês.”

ARTIGOS RECOMENDADOS