Saúde

Bebé de seis meses foi vacinada por engano com seis doses contra a Covid-19

A enfermeira vacinou a criança com um frasco inteiro da vacina contra o vírus. O caso aconteceu em São Paulo, no Brasil.
Bebé já está bem.

Uma mãe levou o seu bebé de seis meses ao posto de saúde de Altinópolis, em São Paulo, para receber uma vacina contra doenças como a meningite, tétano ou hepatite. No entanto, a enfermeira administrou um frasco inteiro da vacina contra a Covid-19 por engano — o equivalente a seis doses de adulto.

“Quando ela ia deitar o frasco fora, viu que era o frasco da vacina da Pfizer contra a Covid-19. Ela disse-me que utilizou o frasco inteiro”, contou a mãe à “Globo.” 

A enfermeira alertou uma médica de imediato e a bebé acabou por ser transferida para o Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto. O caso aconteceu a 17 de janeiro e a menina esteve três dias internada em observação, mas já teve alta e está bem de saúde. Foi imediatamente aberto um inquérito para avaliar o comportamento da profissional de saúde.

Segundo a mãe, que também é profissional de saúde, a bebé teve febre e a perna onde foi administrada a vacina ficou inchada durante aquele dia. Os exames mostraram uma alteração no processo de coagulação do sangue da criança de seis meses, o que causou alguma preocupação ao pessoal médico.

Apesar do susto, a mãe elogiou a atitude da enfermeira que optou por comunicar imediatamente o que tinha acontecido à família e às autoridades. “Ela poderia ter ficado quieta, mas foi profissional. Não deveriam acontecer erros, infelizmente aconteceu, mas não a julgo. Poderia ser eu a profissional da enfermagem a cometer o mesmo erro. Não deveria acontecer, mas estou grata por ter falado, porque ela poderia ter omitido”, afirma a mãe. 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT