Saúde

Bebé Matilde está internada no Santa Maria — e faz parte do grupo de risco

A bebé tem bronquiolite e está em esforço respiratório. Contudo, os pais esperam que ela tenha alta em breve.
A bebé terá alta em breve.

A bebé Matilde, que no início do verão passado uniu os portugueses numa angariação de fundos que visava a compra do medicamento mais caro do mundo para lhe salvar a vida, está novamente internada.

Numa publicação no Facebook, escrita pelos pais como se fosse a bebé Matilde a falar na primeira pessoa, lê-se que a criança esteve doente na semana passada. Na sexta-feira, dia 13 de março, apresentou febre, secreções e saturação muito baixa, por isso, foi levada para o hospital Santa Maria, em Lisboa, uma vez que é onde se encontram muitos dos doente infetados com Covid-19. 

Após antibiótico prescrito à distância pelo médico, no domingo Matilde piorou e foi aconselhada a ir ao hospital privado para a realização de RX e análises. O diagnóstico: bronquiolite e em esforço respiratório. O que significa que faz parte do grupo de risco.

Com necessidade de internamento, era necessária a transferência para o hospital Santa Maria onde é acompanhada. “Começou o nosso pesadelo, só podia ser transferida para a pneumologia de Santa Maria com teste negativo ao Covid19 (um requisito obrigatório para não colocar em risco outros bebés e crianças internados)”, lê-se na publicação.

Após várias burocracias, a bebé foi levada para o hospital de Santa Maria onde foi testada para o novo coronavírus. Só no dia seguinte ao final da tarde é que soube o resultado, negativo, e pôde passar da zona da Infectologia para a Pneumologia.

A bebé Matilde está neste momento estável e espera alta já na quinta-feira, dia 19.

A família alerta ainda para que todos fiquem em casa e saiam apenas em situações de absoluta necessidade. “Por todos os bebés e crianças vulneráveis, por todos os adultos e idosos vulneráveis, por todos vocês e por todos nós”.

Olá meus queridos Espero que estejam bem dentro do possível 🙁 A semana passada fiz alergia ao ovo, fiquei com…

Publicado por Matilde, uma bebé especial em Quarta-feira, 18 de março de 2020

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

Novos talentos

AGENDA NiT