Saúde

A bebé Matilde está internada nos cuidados intensivos

Está no hospital desde quarta-feira, 26 de junho, e precisa de um medicamento que vale dois milhões de euros.

É a história que está a mover Portugal. Matilde, bebé de dois meses que sofre de uma doença rara chamada Atrofia Muscular Espinal tipo 1, precisa de um medicamento que custa quase dois milhões de euros.

Qualquer pessoa pode fazer doações para a conta solidária criada pelos pais, Carla e Miguel Sande (PT50 0035 0685 00008068 130 56 — Caixa Geral de Depósitos). O estado de saúde da bebé, assim como o valor angariado (neste momento já foram ultrapassados os 400 mil euros), vai sendo atualizado na página de apoio no Facebook.

Foi essa mesma rede social que esta sexta-feira, 28 de junho, os pais usaram para dizer que Matilde foi internada nos cuidados intensivos. “Hoje passei bem a noite, mas de manhã fiquei muito aflita da respiração e estou nos cuidados intensivos. Agora estou estável, mantenho o antibiótico e a máscara de oxigénio para poder recuperar e poder começar o tratamento que me vai dar mais tempo até conseguirmos a cura”, pode ler-se na publicação no Facebook.

“O objetivo da conta é tentarmos o tratamento que existe nos EUA já aprovado pelo FDA e que pode salvar-lhe a vida, futuras despesas para terapias e tratamentos, e no futuro o que não precisarmos será para ajudar outras crianças com esta doença”, explicaram noutro post.

Evelyn Villarreal foi uma das primeiras crianças com a doença a experimentar o medicamento. Na altura, tinha oito semanas de vida. Contra todas as probabilidades, atualmente tem quatro anos e uma vida normal. Conheça esta história e mais pormenores sobre a doença neste artigo da NiT.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

Novos talentos

AGENDA NiT