saúde

Covid-19: Braga está perto da linha vermelha e pode recuar no desconfinamento

O presidente da Câmara mostra-se preocupado com a situação e já apelou à população para evitar comportamentos de risco.
Há uma média de 20 novos casos por dia.

Nos últimos dias, Braga tem registado quase 20 novos casos de Covid-19 por dia, o que leva a cidade para próximo de valores limite com o consequente recuo no desconfinamento. Ricardo Rio, presidente da câmara, já se mostrou preocupado com a situação e apela a que sejam evitados comportamentos de risco.

“Temos relatos que, muitas vezes, imediatamente após a passagem da polícia, as pessoas voltam a adotar comportamentos menos adequados. Naturalmente que teremos que ter uma presença mais reforçada”, disse em entrevista à rádio “TSF”.

O responsável apelou ainda a um reforço dos cuidados especialmente em “estruturas académicas e no contexto empresarial.” Este domingo, 23 de maio, a cidade saiu à rua para festejar a conquista da Taça de Portugal em futebol. Ricardo Rio afirmou que os festejos foram contidos.

“A adesão popular acabou por ser bastante responsável, houve algum ajuntamento de algumas centenas de pessoas, mas nada que se compare com aquilo que são os festejos tradicionais que estariam associados a uma conquista desta natureza”, afirmou o autarca

Em Lisboa, outra zona do País em que o número de casos tem vindo a aumentar, o governo já afirmou que irá reforçar a testagem. O presidente da câmara de Braga diz que tal não será necessário naquela cidade.

Estão a ser rapidamente acionados os processos de testagem para poder destrinçar aqueles casos já infetados de outros que pudessem ser focos de contágio. Essa não é uma medida que eu sinta uma necessidade premente na cidade de Braga”, sublinhou.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT