Saúde

Britânicos com mais de 50 anos vão receber uma terceira dose da vacina contra a Covid

Mais de 34 milhões de pessoas no Reino Unido já receberam a primeira dose.
Reino Unido avança na vacinação.

Antes de o inverno chegar em 2021, o Reino Unido quer vacinar as pessoas com mais de 50 anos com uma terceira dose. O plano ambicioso é mais um passo em frente com um objetivo em vista: erradicar praticamente o contágio até ao Natal.

Este mesmo plano é explicado pelo “The Times”, que adianta que Chris Whitty, diretor-geral da saúde britânica, tem duas opções em particular em mãos, ambas já a serem estudas.

Uma passa por administrar a terceira dose uma das vacinas já a ser usada no Reino Unido (a da Pfizer, da AstraZeneca ou Moderna). A outra é administrar uma versão modificada de vacinas existentes, já orientada para as novas variantes que têm sido identificadas.

Saliente-se que no Reino Unido cerca de 34,6 milhões de pessoas já receberam pelo menos uma dose da vacina. Até julho o país conta ter dado pelo menos uma dose a mais 21 milhões de pessoas, o que permitira estar até ao outono a apostar na tal terceira dose em pessoas com mais de 50 anos. Nesta altura, na maior parte das regiões já a está a ser dada a primeira dose a pessoas na faixa etária dos 40. Em alguns regiões já há pessoas na faixa etária dos 30 a serem vacinadas.

Em Portugal, o relatório da vacinação desta semana contabiliza 2.568.344 pessoas que já receberam a primeira dose de vacina contra a Covid-19. O País conta começar a vacinar cem mil pessoas por dia a partir da próxima semana.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT