Saúde

Bruxelas lança apelo na luta contra a Covid-19: atenção aos esgotos

Um ano após a pandemia, ainda há ferramentas que podemos usar a nosso favor contra a pandemia.
Ajuda debaixo dos nossos pés.

Para lá de testes, vacinas, máscaras e outros cuidados, há um fator que poderá ser útil para travar a tempo a evolução de novos surtos da Covid-19: prestar atenção aos esgotos. Esse mesmo apelo já tinha sido lançado pela Comissão Europeia, mas foi renovado este domingo, dia 2 de maio, pelo comissário europeu para o Ambiente, Virginijus Sinkevicius.

“É crucial que os países da União Europeia criem sistemas eficazes de monitorização de águas residuais o mais rapidamente possível”, alertou numa entrevista a um jornal alemão. Este assunto não é novo, contudo, ganhou importância redobrada recentemente.

Um estudo que envolveu a análise aos esgotos em Paris revelou concentrações consistentes com os surtos que foram surgindo na cidade. A solução para prever novos surtos de Covid-19 pode estar debaixo dos nossos pés, como destacara a NiT num artigo recente sobre as descobertas deste estudo publicado no passado dia 17 de abril no repositório medRxiv. 

Ainda sobre esta matéria, o comissário europeu para o Ambiente realçou que este análise aos esgotos é um recurso fácil e acessível e que será de especial importância nas cidades que concentram mais população.

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT