Despistou-se na manhã desta quarta-feira, 20 de janeiro, uma carrinha que levava vacinas contra a Covid-19 para o Alentejo. Para já, o estado das vacinas estará a ser analisado. O acidente ocorreu na A2, ao quilómetro 60, entre Marateca e Alcácer do Sal. A carrinha, que tinha saído de Coimbra, onde estão a ser armazenadas e distribuídas as vacinas que chegam a Portugal, tinha como destino Ourique.
Apesar do despiste e de a carrinha ter embatido no separador central, deste acidente resultou apenas um ferido ligeiro, o condutor da viatura, e não houve outros carros envolvidos.
De acordo com fonte do Ministério da Saúde, citada pelo “Diário de Notícias”, a carrinha “transportava 152 frascos de vacinas da BioNtech-Pfizer que estavam em distribuição para pontos de vacinação, no Alentejo”. Isto é o equivalente a cerca de 912 doses de vacina, sendo que cada frasco permite a administração de seis doses da vacina.
Apesar do acidente, as vacinas foram rapidamente recolhidas e levadas “pela equipa da GNR que estava a fazer a escolta do transporte, para o Centro Hospitalar mais próximo do local”. Segundo fontes do gabinete da Ministra da Saúde, Marta Temido, “as vacinas estão, neste momento, a ser avaliadas por uma equipa farmacêutica, em articulação com o Infarmed, de forma a verificar se as suas propriedades se mantêm”.
Para garantir que as vacinas necessárias chegavam aos locais onde já eram esperadas, foi entretanto enviada uma nova viatura com vacinas.