Saúde

Chefes do serviço de urgência do Hospital de Beatriz Ângelo apresentam demissão

Os 11 profissionais dizem que não conseguem assegurar a "missão e a qualidade assistencial, bem como a segurança dos doentes e profissionais".
Fica em Loures.

Onze chefes de equipa serviço de urgência geral do hospital Beatriz Ângelo, em Loures, apresentaram, esta quarta-feira, 1 de março, a demissão. O pedido acontece após a direção da unidade de saúde ter anunciado que a urgência pediátrica passa a encerrar das 21 às 9 horas, de segunda a sexta-feira.

Numa nota citada pela CNN Portugal, os responsáveis alegam que a decisão foi tomada por estar em causa a “missão e a qualidade assistencial, bem como a segurança dos doentes e profissionais”.

A decisão surge depois de, na terça-feira, o ministro da Saúde, Manuel Pizarro, ter confirmado que a urgência pediátrica do hospital vai estar encerrada à noite a partir desta quarta-feira, 1 de março. O serviço passa a funcionar apenas de segunda a sexta-feira, entre as 9 e as 21 horas, por dificuldades em completar as escalas das equipas.

Segundo o hospital, que serve cerca de 278 mil utentes, trata-se de uma “decisão transitória”, que foi acordada com a direção executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, e que “decorre da dificuldade de preenchimento das escalas que, até ao momento, não foi possível ultrapassar”.

O ministro da Saúde tinha adiantado na mesma altura que o modelo de reorganização das urgências “estará pronto nos próximos dias”, reconhecendo dificuldades nas urgências pediátricas de Loures (Lisboa) e do Barreiro Montijo (Setúbal).

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT