Äitiyspakkaus. O palavrão é uma expressão bem conhecida das mães um pouco por toda a Finlândia. As famosas caixa de maternidade entregues a todas as mães pelo governo são alvo de cobiça por todo o mundo. Além das roupas e bens de primeira necessidade, a própria caixa é um presente e serve de berço para os recém-nascidos.
Não só é uma ajuda para quem não tem posses para comprar um berço, a caixa é também desenhada a pensar no bem-estar do bebé, isto é, diminuindo a probabilidade de síndrome de morte súbita. Foi este o conceito que inspirou a Baby Box, a empresa portuguesa de Vila Nova de Famalicão que desenha e vende estas caixas de cartão.
Embora não haja nada de efetivamente nesta caixa, o tamanho reduzido impede que algumas más práticas sejam aplicadas, como é o caso de colocar peluches no berço, algo que não é recomendado.
A empresa cita um estudo realizado pela Temple University, nos EUA, que garante que o uso desta caixa é benéfico para um sono seguro, isto porque promove, em muitos casos, reduzir a partilha de cama com o bebé.
A caixa pesa no máximo 10 quilos, inclui um colchão e é vendida em três padrões distintos. Custa 34,95€.