Saúde

Cidadãos organizam passeio de bicicleta em Lisboa em memória de Pedro Sobral

A marcha pela segurança e respeito na estrada vai acontecer na manhã deste domingo, 12 de janeiro, entre Lisboa e Cascais.
Em homenagem a Pedro Sobral.

Pedro Sobral, presidente da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL), morreu a 21 de dezembro, após ser atropelado enquanto circulava de bicicleta, acompanhado por um amigo, na zona de Belém. O acidente voltou a chamar a atenção para a falta de segurança rodoviária em Portugal, especialmente no que diz respeito aos ciclistas.

Em memória de Pedro Sobral e para exigir mais segurança nas estradas, um grupo de ciclistas e outros apoiantes irá realizar um passeio de bicicleta na Avenida Marginal, ligando Lisboa a Cascais, na manhã deste domingo, 12 de janeiro. A organização da iniciativa “Estrada Segura para Todos” convida todos os ciclistas e utilizadores de bicicletas a unirem-se a esta causa urgente. “Queremos prestar tributo a Pedro Sobral, que perdeu a vida na Avenida da Índia no dia 21 de dezembro”, pode ler-se numa publicação no Facebook.

A manifestação é uma reivindicação pelo “direito à estrada”. “Todos queremos viver, pedalar e partilhar o espaço com segurança. Não podemos tolerar nem mais uma morte”, escreveram. O protesto vai ter lugar a partir das 8 horas deste domingo, 12 de janeiro, e contempla dois percursos (um de 50 quilómetros e outro de sete), “para que todos possam participar e reivindicar mais segurança e melhores condições para o uso de bicicleta, seja para praticar desporto, seja como modo de transporte ou em lazer”.

O ponto de encontro dos participantes será na Praça da Indústria, junto ao Centro de Congressos, de onde partirão em grupo, num ritmo lento, até Cascais. O trajeto mais curto, de sete quilómetros, termina no Centro Desportivo do Jamor, no concelho de Oeiras. 

 Às 11 horas, haverá um novo encontro no Centro Desportivo do Jamor para aqueles que desejarem juntar-se à marcha. O próximo destino será a Cordoaria Nacional, onde será observado um minuto de silêncio em homenagem ao presidente da APEL. O percurso terminará novamente no Centro de Congressos.

Pedro Sobral, de 47 anos, morreu na manhã de sábado, 21 de dezembro, após ser atropelado enquanto circulava de bicicleta, acompanhado por um amigo. O acidente aconteceu por volta das 7h30, no sentido Alcântara-Algés, junto à Cordoaria Nacional. O condutor fugiu do local após o embate. Apesar de ter recebido assistência no local, o óbito foi declarado pelo médico da VMER.

Nomeado presidente da APEL em novembro de 2021, Pedro Sobral já contava com uma longa carreira no setor editorial. Antes de assumir a liderança da associação, foi diretor de marketing e vendas no Grupo Almedina e, em 2008, integrou o grupo Leya, onde chegou a ocupar os cargos de coordenador da divisão editorial e diretor-geral de edições.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT