Saúde

Colapso de Eriksen em campo alvo de teorias de conspiração sobre vacinas

Jogador nem sequer terá sido vacinado, o que não tem impedido a propagação de falsidades.
Jogador está a recuperar em Copenhaga.

Sábado, 12 de junho. O momento era de festa, com a Dinamarca a fazer em casa o seu primeiro jogo do Europeu, frente a uma Finlândia que fazia a sua estreia numa competição deste nível. Pouco antes do intervalo, sozinho e numa jgoada simples, o estádio e o mundo inteiro viram Eriksen colapsar em campo.

O jogador de 29 anos teve de ser reanimado e levado de urgência para o hospital. Chegou a temer-se o pior mas o dinamarquês já está bem. Apesar da solidariedade mostrada no mundo do futebol, o episódio já está a ser alvo de teorias da conspiração online.

Uma recolha feito pelo jornal “New York Times” indica que têm surgido publicações nas redes sociais, em particular no Facebook, em diversas línguas, que atribuem o caso à vacinação contra a Covid-19. Há publicações a circular em inglês, árabe, grego, romeno, holandês, alemão, italiano, francês, polaco e em português. São falsas.

Na verdade, ao desportivo italiano “Gazzetta Dello Sport”, o Inter de Milão, clube onde atua o internacional dinamarquês, Eriksen nem sequer foi vacinado contra a Covid-19. Uma das supostas fontes para culpar a vacinação será de uma entrevista recente a um membro do staff médico à “Radio Sportiva”. A própria rádio adiantou que não entrevistou ninguém do Inter sobre Eriksen.

A origem exata do que aconteceu a Eriksen ainda está a ser analisada mas, embora raros, já aconteceram episódios cardíacos semelhantes em profissionais de futebol. Um estudo de 2017 do “Journal of the American Collefe of Cardiology” sugeria que a incidência em profissionais de futebol seria de 1,04 por cem mil jogadores. Um valor baixo mais ainda assim superior aos 0,72 quando se inclui a incidência entre todos os desportos profissionais.

Entretanto, Eriksen, que está em recuperação, publicou esta terça-feira, 15 de junho, uma imagem na cama do hospital em Copenhaga onde está internado. “Estou bem, dentro das circunstâncias”, escreveu a acompanhar a fotografia.

Leia também o artigo da NiT sobre o documentário que mostra as conversas privadas de Eriksen com José Mourinho, quando ambos trabalharam juntos no Tottenham.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT