Saúde

Comer brócolos, cenouras ou tomates pode ajudar a prevenir o cancro

Descubra 13 alimentos que devem fazer parte da sua dieta — a bem da sua saúde.
O consumo de frutas e legumes pode ajudar a prevenir várias doenças crónicas.

Aquilo que comemos no dia a dia afeta drasticamente o nosso corpo e a nossa saúde. Muitas frutas e legumes contêm nutrientes que podem ajudar a diminuir o crescimento de células cancerígenas e até há estudos que afirmam que há alimentos que previnem o aparecimento da doença. Uma dieta saudável tem o poder de prevenir o aparecimento de doenças crónicas graves e de nos dar uma melhor qualidade de vida.

“Existem vários fatores que podem aumentar o risco de desenvolvimento de cancro. Alguns deles, como a idade e fatores genéticos, não são possíveis de controlar, ao passo que outros, como alcoolismo, tabagismo ou a alimentação são passíveis de ser controlados pela pessoa”, explica à NiT a nutricionista Rita Pereira.

Mas para além daquilo que comemos, podemos e devemos fazer mais para prevenir o aparecimento destas doenças. Segundo a Associação Americana do Cancro, fazer exames com frequência é muito importante porque pode detetar um cancro numa fase inicial, quando é muito mais fácil de tratar, e pode prevenir o crescimento das células cancerígenas.

Fazer exercício físico regularmente e manter um peso saudável também é muito importante — a obesidade é um fator de risco para o aparecimento de vários tipos de cancro. Manter-se dentro do seu peso ideal também ajuda a prevenir diabetes e doenças cardíacas.

Claro que evitar o tabaco e o álcool são outros dois comportamentos que ajudam a prevenir o aparecimento de condições como o cancro do pulmão ou do fígado, muito associados a estes maus hábitos. 

Por último, mas igualmente importante, deve manter uma alimentação saudável e rica em vegetais e frutas. É importante reduzir o consumo de doces e carnes vermelhas ou enchidos (caso estes sejam regulares na sua dieta). 

“Uma alimentação equilibrada, com maior preponderância de alimentos vegetais e fruta, com a eliminação parcial de, pelo menos, carne vermelha e gorduras animais, bem como alimentos processados, é considerada mais saudável para a prevenção de várias doenças, nas quais se inclui o cancro”, explica o médico oncologista, José Pais, à NiT.

Carregue na galeria e descubra 13 alimentos que ajudam a prevenir o aparecimento de cancros e que pode incluir na sua alimentação diária.

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