Gabriel Freitas, natural de São Paulo, ganhou notoriedade por atingir os 380 quilos e participar no segmento “Virou Outra Pessoa” no “Programa do Gugu”, da Record TV, em 2017. Morreu a 30 de dezembro, aos 37 anos, em consequência de uma paragem cardíaca.
A trajetória de Gabriel esteve sempre associada à luta contra a obesidade, que começou na adolescência. Em 2015, ao pesar 320 quilos, decidiu que precisava mudar de estilo de vida par ganhar mais saúde.
Com uma alimentação equilibrada e a prática de exercício físico, conseguiu perder 206 quilos em um ano e meio, alcançando o peso de 114 quilos. Contudo, como já havia acontecido noutros momentos da sua vida, enfrentou uma recaída e os números na balança voltaram a subir.
As mortes do pai e do irmão foram acontecimentos extremamente traumáticos que o fizeram regressar à obesidade mórbida. Com 1,95 metros de altura, chegou a pesar quase 400 quilos e tornou-se incapaz de se mover, passando a maioria dos seus dias deitado na cama, onde também fazia as refeições. “Fui esquecido e esqueci-me de mim próprio”, referiu sobre esta que foi uma das épocas mais difíceis da sua jornada.
Há cerca de oito anos que a sua rotina estava condicionada pela massa gorda que lhe envolvia o corpo e o enfraquecimento dos músculos, principalmente dos membros inferiores, impossibilitaram-no de se mover.
Determinado a reconquistar um peso mais saudável, Gabriel inscreveu-se num programa semelhante ao “Peso Pesado”, também emitido em Portugal, e lançou o canal de YouTube “Meu Universo Paralelo”, com o intuito de documentar o seu processo de emagrecimento.
“Aqui vão ver todas as mudanças de um menino que pesava 320 quilos até ao corpo com que sempre sonhou”, escreveu na descrição.
Ver esta publicação no Instagram
Durante o programa, Gabriel foi rigorosamente orientado a treinar de forma consistente e a consumir apenas alimentos nutritivos e de baixo índice calórico, conseguindo perder mais de 190 quilos. As suas redes sociais tiveram um crescimento exponencial, e alcançou 72 mil seguidores no Instagram.
O objetivo do influenciador sempre foi atingir os 100 quilos sem recorrer à cirurgia bariátrica ou medicação. Em outubro de 2024, apesar de ter recuperado uma parte significativa do peso, anunciou que estava “noutra fase” e focado em alcançar essa nova meta, mantendo uma postura positiva e inspiradora que se tornou característica nos vídeos do seu canal.
A principal mensagem que Gabriel transmitia aos seus seguidores era a importância da saúde e do trabalho na autoestima para enfrentar obstáculos. Quando sair da cama se tornou uma tarefa impossível, o influencer partilhou num vídeo que sabia que precisava de “se dedicar ao extremo”, mostrando determinação em realizar “jejum total até ao primeiro dia que conseguisse recuperar a utilização das pernas”.
A notícia da sua morte foi divulgada por um amigo próximo, Ricardo Gouveia, nas redes sociais. “Lutou até ao fim, foi muito forte, e tenho muito respeito por ele. Era uma pessoa muito boa”. Segundo Ricardo, Gabriel “morreu praticamente a dormir e não sofreu”.