Todos aqueles que tenham tido um contacto próximo com um infetado com varíola dos macacos estão a ser aconselhados a isolarem-se durante 21 dias. Esta é a recomendação oficial das autoridades de saúde britânicas — no Reino Unido já foram confirmados 20 casos, diz a “BBC”.
Além disso, aqueles que tenham tido contacto com um caso confirmado deverão evitar estar com mulheres grávidas, pessoas imunodeprimidas e crianças com menos de 12 anos.
Em Portugal estão, neste momento, identificados 23 casos. A origem da infeção ainda não foi determinada e continua a ser investigada. Estão também a ser analisadas mais amostras de casos suspeitos.
A varíola dos macacos é uma patologia viral, geralmente transmitida pelo toque ou mordida de animais selvagens portadores do vírus Monkeypox, como macacos e roedores na África Ocidental e Central. O período de incubação da doença é geralmente de 6 a 13 dias, mas pode variar entre 5 e 21. Os primeiros sintomas incluem febre, dores de cabeça, dores musculares, inchaço dos nódulos linfáticos, arrepios e cansaço extremo.