Saúde

Correr de máscara: boa ideia ou um perigo para a saúde?

Há quem não corra sem ela, mas talvez não seja necessária. E até pode ter efeitos adversos.

O primeiro ponto é o mais importante. O uso de uma máscara durante uma corrida ou qualquer outro tipo de exercício físico irá, inevitavelmente, restringir o fluxo de oxigénio e, por sua vez, afetar a respiração.

O que é preciso mesmo saber é de que forma é que isso é um problema ou uma vantagem. Muitos referem que poderá imitar o tão famoso treino hipóxico, usado por atletas para aumentar a capacidade pulmonar — normalmente com recurso a máscaras que regulam e diminuem o fluxo de ar.

De acordo com a “Runners World”, usar uma máscara para prevenir infeções por Covid-19 não é bem a mesma coisa. Desde logo, porque as máscaras cirúrgicas, N95 ou as mais simples, de tecido, não são desenhadas para o efeito proporcionado pelas máscaras que reduzem o fluxo de oxigénio.

“Ao usar uma máscara de tecido, um corredor não está a alterar a saturação de oxigénio do ar que respiram, mas simplesmente a respirar menos ar”, explica Timothy Lyman, personal trainer, citado pela revista norte-americana.

Acreditar que a restrição de ar provocado pelas máscaras pode ajudar a potenciar a capacidade pulmonar não faz sentido. “Não há qualquer racionalidade fisiológica nisso”, revela William Sheel, investigador científico da Universidade da Columbia Britânica.

Outro aspeto importante é a necessidade de usar máscara. Será mesmo necessário fazê-lo? Manter a distância entre corredores e pessoas é absolutamente essencial, além de que muitos especialistas revelam que o risco de transmissibilidade da doença ao ar livre e em encontros tão bruscos e rápidos é bastante baixa — recorde o artigo da NiT

Claro que quem corre em zonas mais movimentadas onde o distanciamento é mais difícil de evitar, a máscara é recomendada.

Embora não tenha qualquer efeito na potenciação do treino, é possível que surjam efeitos adversos, fruto do menor fluxo de oxigénio e maior fluxo de dióxido de carbono, conforme explica Benjamin Levine, diretor do Instituto de Medicina do Exercício e Ambiental do Southwestern Medical Center. “Acredito que correr e treinar de máscara não é uma boa ideia”, diz.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT