Quem viu a série “Cougar Town” certamente que se recorda do quão Courteney Cox estava diferente da Mónica que conhecemos em “Friends”. Na altura, a sua prestação como atriz foi mesmo posta em causa por causa da aparência. Porém, esta sempre deixou claro que não queria envelhecer e foi das poucas celebridades que não teve problemas em admitir que sempre recorreu a procedimentos estéticos. Mas, nem todos produziram bons resultados — alguns correram mal e chegou mesmo a ficar irreconhecível. Agora é um dos nomes que regressa ao elenco de “Gritos” e, apesar de admitir que continua a apostar em vários tratamentos, está mais parecida com a jornalista Gale Weathers, que vimos no primeiro filme da saga, em 1996.
Ao que parece, Cox está finalmente a aceitar a sua idade — e os sinais da mesma. “Houve um tempo em que só pensava o quanto estava a mudar, o quanto estava a ficar velha. E tentei perseguir a juventude durante anos”, continuou a atriz. À procura de inverter os vestígios da passagem de tempo, a norte-americana começou a submeter-se a procedimentos estéticos, como preenchimento com botox, ou a aplicação dos chamados fillers.
Quando começou a procurar ajuda para combater o envelhecimento, a atriz revela que os profissionais acabavam por incentivar sempre à realização de procedimentos: “Ia a algum médico e ele dizia-me: ‘Está com ótimo aspeto, mas o que ajudaria era uma pequena injeção aqui ou um preenchimento ali’. Depois alguém me falava de outro médico: “Este é espantoso. Faz parecer tudo tão natural’. Quando dás por ti, o teu rosto está estratificado por camadas. E nem te apercebes, porque é tudo gradual.”
“Fiquei com um ar muito estranho”
Depois de vários tratamentos ficou irreconhecível. O efeito suave prometido, deixou a atriz com expressões completamente diferentes das suas. As bochechas ficaram mais proeminentes, os lábios mais preenchidos e as pequenas rugas à volta dos olhos deram lugar a uma pele firme e esticada, que lhe roubou a expressão.
A atriz acabou por ficar viciada em tratamentos estéticos, como revelou ao “The Sunday Times”: “levei várias injeções e não me apercebi que estava realmente com um ar muito estranho”. Mas só quando viu que o público estava a falar do seu olhar, é que percebeu que tinha mesmo de “parar”.
Courteney Cox parou de fazer qualquer procedimento e os fillers desapareceram naturalmente, uma vez que são absorvidos pelo organismo. “Agora sou o mais natural que posso ser. Sinto-me melhor porque me pareço comigo mesma, ou com a pessoa que era antes de me ter aventurado por estes caminhos da estética. Quando vejo as fotografias desse tempo nem consigo acreditar”, referiu. E acrescentou: “Sei que as coisas vão mudar. Vai tudo cair. Eu estava a tentar que não caísse, mas isso fez-me parecer falsa e deixou-me diferente do que realmente sou.”

Na altura percebeu também que “precisava de movimento no rosto”, especialmente porque a sua pele é muito fina. “Agora sei que não são propriamente rugas, mas sim linhas de tanto sorrir.” Porém, isso não a impede de procurar manter uma aparência bonita e cuidada e fazer outros tratamentos de pele. Aliás, no episódio do podcast “Gloss Angeles” assumiu-se mesmo como “uma prostituta da cosmética”, alegando que vai experimentar sempre tudo. “Os profissionais estão sempre a inventar coisas novas”, disse e continuou: “Adoro os resultados de tratamentos feitos a laser ou microneedling. Da mesma forma que penso que a tecnologia da micro-corrente faz sentido para fortalecer os músculos.”
Com quase 59 anos, a estrela que se tornou popular na série “Friends”, revelou que ainda é difícil acreditar: “Oh Deus, é tão difícil até ouvir ou dizer. Não consigo acreditar. Não há nada de errado em ter quase 60 anos, simplesmente não consigo acreditar. O tempo passa tão depressa. Não há dúvida de que sou mais ponderada e madura, aprendi tanto na minha vida, o que devo desfrutar, o que devo tentar fazer mais e o que devo deixar ir”, contou ao “The Sunday Times”. E, mais recente à “Variety”, confessou que está a viver um dos momentos mais felizes da sua vida. “Há muitas coisas que não são ótimas para envelhecer, mas há muitas outras maravilhosas. Há algo na confiança do tempo, de fazer algo tão longo, que provavelmente amo mais agora do que alguma vez amei.”
O que são afinal os fillers?
A técnica também chamada de “preenchimentos faciais”, é um tratamento feito através de injeções cutâneas com ácido hialurónico ou outras substâncias, consoante o resultado que se pretende. “São ideais para quem procura atenuar rugas superficiais, bem como aligeirar os sulcos profundos da face”, explicam os especialista da clínica Allure, no Porto. “As marcas surgem devido à perda de volume subcutâneo e flacidez da pele e os fillers contrariam este efeito e devolvem firmeza à pele do rosto, pescoço, decote e mãos”, acrescentam.
Os fillers podem ser temporários e reabsorvidos pelo organismo ao final de cerca de um ano — como os de Courteney Cox —, ou definitivos, no sentido em que as substâncias utilizadas permanecem no corpo durante muito tempo. O procedimento dura cerca de 20 minutos e não envolve anestesia: “a substância é introduzida ao nível da derme e hipoderme através de uma agulha especial, muito fina e pouco profunda.”
O produto utilizado depende do problema do paciente, da sua localização e resultados expectáveis. Os cirurgiões garantem que os efeitos após a aplicação são imediatos, “mas depende da substância utilizada.” Este tratamento custa cerca de 300€, por sessão.